Conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Música

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello lançam disco de ‘Conserto para Dois, O Musical’

A pandemia trouxe uma grande inquietação para muitos artistas. Com salas de teatro e cinemas fechados, paralisação de gravações, eles se viram pensando em novos projetos para manter contato com o lado criativo ou até mesmo viram que poderia ser o momento de tirar projetos do papel. Foi assim que veio a oportunidade de Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello realizarem um sonho antigo: gravar em CD as músicas de um musical e disponibilizar nas plataformas digitais. A partir de hoje, as pessoas poderão ouvir 10 faixas de “Conserto para Dois, O Musical” onde quer que estejam.

“As pessoas vão ouvir 10 músicas com algumas intervenções faladas dos personagens, como se faz na Broadway: algumas poucas cenas que antecedem as músicas”, diz Claudia, que produz o espetáculo e divide com Jarbas a maratona de dar vida a vários personagens em “Conserto para Dois, O Musical”. Afinal, são os dois interpretando todos os 12 personagens da comédia musical, que está em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, de sexta-feira a domingo.

E teve também um cantor que foi fundamental para que Claudia e Jarbas finalmente entrassem no estúdio para gravar o disco. “Thiaguinho uma vez falou com a gente que deveríamos gravar um álbum porque as pessoas saem das peças querendo ouvir o que tinham acabado de ver e ouvir no teatro. A gente já queria fazer, esse foi o incentivo que faltava (risos)”, segundo Jarbas.

Para todo mundo que está se perguntando se esse lançamento significa que agora Claudia e Jarbas vão lançar carreira como cantores… “Esse é um disco de cantores de musical. A gente não está aqui lançando uma carreira de cantores (risos). Então, o disco é diferente de um disco convencional. Ele traz uma teatralidade, tem uma coisa de não ter passado por tratamento de voz. É bem teatral, como se a gente estivesse fazendo ao vivo mesmo”, avisa Claudia.

Para Claudia e Jarbas, é muito simbólico que seja justamente “Conserto para Dois, O Musical” o primeiro projeto deles a ganhar um registro assim.

“Essa comédia musical é 100% nacional. Foi um texto que encomendamos para Anna Toledo e fomos lapidando ele durante dois anos. As músicas foram criadas por ela, Thiago Gimenes e Tony Lucchesi, que ainda assina a direção musical no espetáculo, para o espetáculo. Eternizar esse trabalho artesanal e todo feito por artistas brasileiros neste momento é muito importante. É nossa maneira de mostrar que nossa arte e nossa cultura continuam vivas!”, afirma Jarbas, que atua no espetáculo e também o dirige.

As gravações aconteceram em um estúdio em São Paulo. O maestro Marconi Araújo é quem assina a direção musical e vocal do álbum.

“Eles já sabiam o texto e as músicas, já tinham feito o espetáculo, as concepções todas já estavam na cabeça. Eu realmente só precisei adaptar para o universo do disco. Acho que foi um processo muito tranquilo para eles. Tanto é verdade que gravamos o disco muito rápido, foi um processo que levou três dias. Eles realmente estavam muito preparados para fazer”, aponta o maestro Marconi Araújo, que acredita que o lançamento do disco vai abrir mais um espaço para o teatro musical brasileiro: “Poucos espetáculos puderam fazer isso no Brasil. Alguns fizeram, mas, especificamente no nosso caso, tem um diferencial: no nosso caso, não é um álbum só das músicas, também há a parte de texto que une a história. Então, não é um álbum de músicas, é um álbum de dramaturgia. Isso é uma coisa diferente, acho que inédita, e pode sim abrir porta para outros espetáculos que queiram registrar o seu trabalho. Afinal de contas dá tanto trabalho e a gente acaba não ficando com registro nenhum nas plataformas digitais. Com certeza abre uma nova fronteira para o mercado de teatro musical brasileiro”.

As novidades não param por aí. Uma das faixas, “Tô bem melhor sem você”, terá um clipe, que será lançado em breve. “Já gravamos tudo e agora estamos finalizando o material. O vídeo é uma grande homenagem à comunidade LGBTQIA+, que sempre me acompanhou nesses quase 40 anos de carreira. Convidei para estarem comigo Marcia Pantera, Gysella Popovick, Catherrine Leclery, Salete Campari, Laysa Bombom, Alexia Twister, Silvetty Montilla, Allyssa Drummond, Lilian Ravani, Thália Bombinha e Rafaelly Poul. A Catherrine, por exemplo, veio da Alemanha especialmente para gravação. A direção é da Marcella Rica, que é uma mulher gay. Estou muito animada com o resultado e em breve vamos dividir tudo”, conta Claudia.

“Conserto para Dois, O Musical” segue em cartaz no Teatro Procópio Ferreira até 12 dezembro. “Estamos muito felizes com essa recepção do público. Muitas sessões estão esgotando e, por isso, decidimos ampliar a temporada, que a princípio ia até dia 31 de outubro”, explica Jarbas.

Com texto de Anna Toledo, músicas dela, Thiago Gimenes e Tony Lucchesi, que também assina a direção musical do espetáculo, “Conserto para Dois, O Musical” está em cartaz de sexta-feira a domingo em São Paulo, no Teatro Procópio Ferreira.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias em destaque

Festivais

Continua nesta sexta-feira (15) a Taça Universitária de São Carlos (Tusca). A 44ª edição no município do interior de São Paulo conta com quase 50 atrações, 2...

Música

Traduzindo sua versatilidade e abordando assuntos como o amor e o autoconhecimento, a cantora e compositora Letícia Hally estreia o aguardado primeiro EP da carreira, “Atenção“,...

Famosos

Chegou o último dia e neste domingo (17) a Taça Universitária de São Carlos (Tusca). A 44ª edição no município do interior de São Paulo conta...

Festivais

Estamos na metade e neste sábado (16) a Taça Universitária de São Carlos (Tusca). A 44ª edição no município do interior de São Paulo conta com...

Ícone "Verificada pela comunidade" VOCÊ NÃO PODE COPIAR O CONTEÚDO DESTE SITE!
Proibido qualquer tipo de cópia ou reprodução sem prévia autorização.
  • https://stm16.xcast.com.br:7334/