Desde 1969, o mês de junho veste-se das cores do arco-íris para reforçar e reivindicar cidadania, direitos e visibilidade ao público LGBT, além da luta constante contra a LGBTfobia. Nada aleatória, a escolha do mês referencia o episódio de resistência ocorrido naquele ano em Nova York, quando um grupo de clientes LGBTs enfrentou a violência policial permanecendo confinado no bar “Stonewall Inn” por vários dias. Com o apoio recebido por outros gays e lésbicas que se amontoaram do lado de fora, o dia 28 de junho passou a ser considerado o “dia da libertação gay”, e a data passou a ser enaltecida como o Dia Internacional do Orgulho Gay – hoje chamado LGBTQIA+.
A primeira parada no Brasil aconteceu em 1997; em 2001, o município de Campinas aderiu à manifestação, que segue tendo papel importante na (des)construção social. Organizada pela Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas, a 22ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas acontece no último domingo do mês, (26), no centro da cidade, a partir das 13h. “Depois de dois anos, voltamos com a parada presencial em nossa cidade para seguir incentivando a população a participar, articular e buscar melhorias para a comunidade LGBT campineira. Apesar do que já conquistamos, há ainda muita luta por igualdade, equidade e visibilidade. O objetivo central dessas ações é sensibilizar as pessoas às causas do movimento LGBT, validando a inclusão e integração social de todas as pessoas”, comenta Douglas Holanda, Presidente da Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas
Mesmo com o retorno nas ruas, a Parada LGBT de Campinas será transmitida ao vivo pelas redes sociais, a fim de democratizar e ampliar ainda mais o acesso ao evento, que contará com tradução simultânea em libras. São esperadas 150 mil pessoas no evento, que contará com operação especial da Emdec por conta das alterações no trânsito e nos horários de ônibus. O itinerário desta edição segue pelas ruas principais do centro, encerrando o ato no Largo do Rosário, onde haverá um grande show de encerramento.
O Tema da parada este ano é VOTE PELA VIDA – CATEGORY IS – Respeito, Afeto e Direito para pessoas Trans e Travestis.
Viabilizado pelo Edital ProAC Expresso Direto de Fomentos a Projetos Culturais no Estado de São Paulo, o projeto é totalmente gratuito.
Programação do Mês da Diversidade
Além da parada, estão programadas outras ações ao longo do mês em Campinas, com o objetivo de reforçar a importância da diversidade e promover a inclusão social de todos os públicos ao longo de todo o evento.
24/06 – 15º Big Juice: A partir das 18h, o público confere uma sequência de apresentações com artistas variados que, habitualmente, apresentam-se apenas nas boates da região. Montado na Praça Bento Quirino, o palco será dividido por nomes como ICARO KADOSHI e HELLOA MEIRELLES, já conhecidos e renomados na cena campineira.