Para exaltar o mês do orgulho LGBTQIA+, a W3haus, agência do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, criou para a HBO Brasil e HBO Latam uma campanha para as redes sociais das marcas. Baseado no manifesto “Nossa história é de diversidade, vamos celebrar com orgulho” produzido pela Warner Bros Discovery Latin America para HBO Brasil, com narração dos influenciadores Ikaro Kadoshi (@ikarokadoshi), Didi Effe (@didif), Letticia Munniz (@letticia. munniz), Dina Michi (@dinamichi) e Gabisteca (@gabiisteca), o conteúdo destaca a representatividade da comunidade ao longo dos últimos 20 anos por meio dos personagens das séries, documentários e filmes do canal.
Buscando engajar e inspirar a demonstração de orgulho pela causa, o projeto também conta com recursos interativos, como um filtro do Instagram (que permite que o público tire fotos com frases icônicas desses personagens), stickers para WhatsApp e Wallpapers.
A campanha terá ainda uma ação baseada em um trecho do manifesto, que diz que “o mundo não é só preto e branco, está repleto de cores”. No dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a marca irá deixar em preto e branco o seu feed do Instagram, colorindo apenas as publicações relacionadas à campanha.
“Quem faz parte da comunidade sabe a importância da representatividade, não só no mês do Orgulho LGBTQIA+. Por isso, nosso objetivo foi mostrar como a HBO faz parte da comunidade há décadas com personagens e histórias que representam, inspiram e impactam a vida dessas pessoas, gerando uma conversa com o público e incentivando essa demonstração de orgulho pela causa”, afirma Carol Teixeira, head de Criação e Conteúdo da W3haus.
Para a data, a HBO tem uma programação especial no canal Signature, com uma maratona de títulos com histórias e personagens da comunidade LGBTQIA+ até o dia 30 de junho. Todo este conteúdo e demais séries da HBO também podem ser assistidas na HBO Max. A divulgação da programação está nas redes sociais da marca.
“Estamos conscientes da responsabilidade que temos como interlocutores de histórias. Queremos que o público aprenda, desde as nossas telas, o valor do respeito e da tolerância com cada pessoa. Temos a oportunidade de aprender e compartilhar com pessoas da comunidade LGBT+, desde roteiristas que vivem as histórias e nos encantam com os seus personagens, até executivos que colaboram com a companhia. E, por isso, nossos conteúdos não são os únicos que falam e refletem nossa forma de ver o mundo – está em nossa essência como empresa”, comunicou Niarchos Pabalis, diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão, Warner Bros. Discovery, Latam.
“A diversidade e a inclusão sempre foram um pilar, não apenas para as nossas histórias, mas também para o nosso dia a dia. Nosso público merece conteúdos em que se sintam representados, e é isso o que fizemos com esta campanha. Queríamos expressar o apoio e a responsabilidade que temos como marca em relação a toda a comunidade LGBTQ+, não apenas dentro das nossas histórias, mas também fora das telas, representando cada um de nossos seguidores”, comentaram Fabiola Pineda, Laura Uribe e Annat Bravo, da equipe de Social Media da HBO Latinoamérica e Brasil.
“Sabemos que as histórias que escolhemos contar importam, pois não há nada mais relevante do que ser representado; do que ver uma história que lhe permita sonhar que isso é possível para você também; do que ver uma história que coloca em palavras o que você sente. É por isso que este ano, em nossas campanhas digitais e on-air, estamos trazendo à tona o lugar que nossas marcas e conteúdos da GE deram à comunidade LGBTQIA+ como espaço de visibilidade e representação. Como membro da comunidade, tenho orgulho da trajetória de inclusão de nossas marcas, séries e shows originais, e também de como, em nível promocional e ao longo dos anos, construímos um espaço tão significativo para a comunidade na América Latina e Brasil”, afirma Jesús León, diretor de Creative Services para GE Networks de Warner Bros., Discovery, Latam.