A O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, em parceria com o Mídia Ninja, anuncia o novo trailer de Urubus. Dirigido por Claudio Borrelli e com produção executiva de Fernando Meirelles, o filme chegará aos cinemas brasileiros em 1º de junho.
Urubus acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores, que escala os edifícios mais altos da cidade para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero, de “Marighella”), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo.
Além de Gustavo Garcez e Bella Camero, estão no elenco os pichadores Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio.
“Um dos compromissos do filme é retratar como é o mundo do pixo, e não poderia ser de outra maneira. Nós queríamos mostrar a realidade dos pichadores: o jeito de andar, escalar, falar e o modo como se vestem, por exemplo. Nossa ideia sempre foi ter pichadores fazendo o papel deles mesmos, até pela importância do movimento. Tudo o que mostramos no longa, é como é na rua”, declara o diretor Claudio Borrelli sobre a escolha de não ter apenas atores e atrizes profissionais na produção.
“O mais incrível de ser atriz é conhecer e se aprofundar em novos universos e vivências que talvez não tivesse contato. Foi importantíssimo entender o que é o movimento do pixo e quem são as pessoas por trás da tinta. O pixo é a voz de pessoas que tentam ser silenciadas, que são esquecidas ou reprimidas pela cidade. Foi uma experiência indescritível trabalhar com todos os meninos no filme. Tivemos muitas trocas e viramos amigos”,
Vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro, Urubus tem roteiro assinado por Mercedes Gameiro, Claudio Borrelli e Cripta Djan, artista plástico que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador.
O longa-metragem também teve reconhecimento internacional ao vencer os prêmios de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival; Melhor Diretor no Manchester International Film Festival; Prêmio do Júri no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o LAIFFA Winter Award – Winner, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.