O filme As Aparecidas, dirigido por Ivan Feijó, concluiu as suas filmagens no fim de março, após três anos e meio de hiato, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo. Com roteiro e produção de Erika Barbin e Francisco Costabile, a primeira parte das gravações foi realizada em setembro de 2019. O longa-metragem é o último trabalho de Eva Wilma, que faleceu em maio de 2021, no período de pausa nas gravações.
Além de Eva, integram o elenco nomes de peso do cinema brasileiro, incluindo Milhem Cortaz, Marcelo Serrado, Gorete Milagres, Neusa Borges, Norma Blum, Karin Rodrigues, Miriam Mehler e Clarisse Abujamra.
Em As Aparecidas, Otília (Eva Wilma) fica viúva aos 80 anos e percebe que sua vida não tem mais sentido. Quando é negada em um grupo de devotas senhoras, comandado por Lavínia (Clarisse Abujamra), Otília resgata suas amigas de infância e parte numa aventura para a cidade de Aparecida — com muito drama, humor, trapalhadas e rivalidade. Durante o passeio, o retorno às raízes e o valor da amizade reacende sua vontade de viver.
“Finalizar As Aparecidas foi uma grande emoção. Em especial devido à perda da Eva — uma amiga, mulher e profissional maravilhosa –, que nos pegou de surpresa, e também pela pandemia. O Ivan e a produtora Halo Filmes tiveram perseverança e muito carinho, conseguiram juntar todas nós do elenco mais uma vez, mesmo após três anos e meio sem se ver”, comenta Clarisse Abujamra.
A atriz Norma Blum também comemora a conclusão das gravações. “Eu e todo o elenco estamos muito felizes que esse trabalho, que nos acompanhou mentalmente e emocionalmente durante todos esses anos de pandemia e paralisação, foi concluído. Agradeço e parabenizo toda a produção, elenco e empresas envolvidas”, declara.
Com distribuição da O2 Play, o lançamento de As Aparecidas está previsto para o segundo semestre deste ano.