Uma ficção que mistura história, lendas, ação, guerras, romance… assim é El Turco, série internacional disponível no Globoplay, que estreou no final de março no streaming.
Protagonizado por Can Yaman, Greta Ferro e Will Kemp, a série foi produzida com uma equipe realmente internacional, com membros da Turquia, Itália, Inglaterra e foi gravada da Hungria. A direção é comandada pelo turco Uluç Bayraktar.
A história se passa no século XVII e conta a jornada de Hasan Balaban, um soldado janízaro do Império Otomano que consegue escapar da morte por um triz após o fim da Batalha de Viena. Gravemente ferido, ele chega até a remota vila de Moena, no alto dos Alpes italianos. Gloria, uma mulher solitária da vila, o encontra e cuida dele até sua cura. Ela é a primeira de muitos moradores a mostrar gentileza a Balaban e não demora muito para que ele se estabeleça em seu novo lar.
Balaban passa a ajudar os moradores de Moena a se prepararem e lutarem contra o sanguinário senhor feudal que governa a vila.
Carlo Poggioli é o figurinista da série. Os figurinos são caprichados, desde os mais simples, dos moradores da vila, até os dos soldados e dos luxuosos membros da elite.





No papel do protagonista, Can Yaman vive um marco em sua carreira. Conhecido por seu trabalho nas novelas e comédias românticas turcas, esta é a primeira produção toda falada em inglês na qual Can atua, além de ser uma produção de época, mais dramática e que lhe exigiu muito fisicamente também.
Can teve treinos para andar a cavalo, lutar com espada e escudo, aprender arco e flecha.
Em entrevista à revista Variety, o ator falou sobre o rigoroso treinamento físico, com direito a muitas horas de treino por dia. “Tive que me transformar em um atleta. Foi um grande desafio físico. Treinava durante horas e, quando chegava em casa, continuava a sessão no meu ginásio”, disse Yaman.
“Tive que aprimorar meu inglês e me esforçar ao máximo como ator, considerando que era um gênero totalmente diferente [do que eu já havia feito] com um elenco internacional.” Ele acrescentou: “Acredito que o resultado será muito diferente de tudo que já fiz, e me sinto inquieto só de pensar em como será gratificante quando a série estrear: estou ansioso para compartilhá-la com o mundo e torço para que tudo dê certo.”
Sua companheira de elenco, Greta Ferro, é um dos nomes mais populares da nova geração de atores na Itália. Ela começou sua carreira como modelo aos 15 e foi ganhando destaque por trabalhos de publicidade.
Greta chegou a cursar Economia, mas desistiu no segundo ano para se dedicar totalmente à carreira artística, que começou a deslanchar a partir de 2018. Um dos seus primeiros trabalhos na TV a ganhar projeção foi a série Made In Italy, em que interpretou a protagonista Irene Mastrangelo.
Em entrevista para a Vogue Itália, Greta falou sobre a série e o relacionamento dos dois personagens, Gloria e Balaban. “A história deles é de busca mútua, porque tanto Gloria quanto Hasan são pessoas solitárias, almas marginalizadas. Glória, em particular, é vista como a bruxa da aldeia, também por causa de seu conhecimento de ervas e do que poderia ser chamado de medicina na época. Ela mora em uma colina distante, tem muito pouco contato com a vila, então sua independência também é um tanto forçada, ela é uma mulher muito independente para sua época. Quando ela conhece Hasan, ela o salva e quando ela entende que ele também está sozinho, esse vínculo de confiança é criado. Um no outro eles sentem que encontraram um “lugar” para chamar de lar.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/Z/E/xEtRz7TDeSu8TZeXpwyA/greta-el-turco.png)
Ela também comentou sobre o cenário usado para ser a casa de Gloria. “A vila de Moena é maravilhosa, outros projetos foram filmados lá e oferece cenários absolutamente deslumbrantes. Cada vez ele é adaptado e alterado de acordo com o projeto, mas é uma verdadeira vila de madeira, com a igreja, o poço, a pousada, é realmente uma vila enorme onde você pode se perder. Lembro que meu pai também veio me ver no set e eu o levei para visitar a vila, ele ficou impressionado. Foi maravilhoso para mim filmar em um lugar como esse, o trabalho feito por Domenico Sica foi fantástico. Você notará.”
Greta também respondeu sobre qual é, para ela, a força desta série. “A beleza desta série está na mensagem, porque vemos dois povos inimigos se unindo por um bem comum: lutar contra um tirano. E outro conceito-chave é este: diversidade, unidade, é riqueza. Um aspecto que deve ir além do medo inerente à população, por razões históricas, no caso de Il Turco. Mas trabalhar em conjunto por um objetivo comum realmente faz com que você aprecie a ajuda em geral, compartilhando com pessoas que são extremamente diferentes de você”, completou.
Em homenagem a essa história, Moena realiza anualmente o festival “La Turchia” entre os dias 19 e 21 de agosto. Durante o evento, os moradores celebram a fusão das culturas italiana e turca, vestindo trajes tradicionais otomanos, organizando desfiles e apresentações musicais que refletem essa herança compartilhada. A vila possui uma estátua dedicada ao janízaro otomano no centro da cidade, simbolizando a integração cultural e a amizade entre as duas comunidades.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/V/x/9A990SSHaCh8I46KwRSg/estatua.png)