Com seis episódios disponíveis até o momento, a série original da HBO Max, “Use Sua Voz”, está fazendo sucesso desde o seu lançamento.
A produção, que foi a quarta mais assistida da plataforma em sua estreia, é uma comédia musical infanto-juvenil e mostra os alunos da escola Use Sua Voz em busca do sabotador, a pessoa que cortou a fiação elétrica da instituição bem no momento das audições para o núcleo musical. A primeira temporada tem 10 episódios no total. O primeiro está disponível gratuitamente para não assinantes.
O curitibano Victor Ferreira faz parte do elenco principal e interpreta o Arthur, um jovem que vive com TEA – Transtorno Espectro Autista desde a sua primeira infância.
Nos episódios lançados na última quinta-feira (13), “Use Sua Voz” se aprofunda mais no personagem do ator, procurando desmistificar muitos estereótipos do diagnóstico. Arthur também é cinestésico, possuindo alta sensibilidade com sons e os ruídos do seu cotidiano, acabam virando melodias e possibilidades rítmicas de músicas eletrônicas.
“Eu e o Arthur temos muitas coisas em comum e foi por meio dessas afinidades que descobri o meu diagnóstico de autismo, altas habilidades e superdotação. Eu já suspeitava, mas só tive coragem de ir atrás de profissionais após ter tido a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o TEA. Por isso, tenho muito a agradecer a este personagem”, diz Victor Ferreira que, durante a interpretação do seu personagem, acabou descobrindo seu diagnóstico.
Em um depoimento em sua rede social, o ator comentou sobre processo da descoberta e o medo de perder trabalhos pelo diagnóstico. “Eu sou autista. Quando você assiste o Arthur você percebe que ele é um personagem muito diferente de mim. Mas isso é porquê o autismo se expressa de formas diferentes para cada tipo de pessoa dentro do espectro. Como ator, eu conversei com outras pessoas sobre o diagnóstico e como isso poderia me comprometer de um jeito ruim dentro do mercado de trabalho, mas acabei descobrindo que vários outros cineastas, atores e atrizes com quem eu já trabalhei também estão dentro do transtorno do espectro autista, mas não falam sobre isso pelo mesmo medo de como o mercado e as pessoas vão receber isso”, disse ele.
Além de em “Use Sua Voz”, primeiro live-action produzido pelo Cartoon Network e coproduzido pela Floresta, Ferreira pode ser visto também na série “O Som e a Sílaba”, do Disney Plus, e em “Todos os Inscritos de Ness”, premiado no Festival Internacional de Cinema de Valdivia, do Chile, como Melhor Curta-Metragem Infantil Latino-Americano. A produção curitibana, que também já passou por outros festivais, como a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o Festival Taguatinga, o Festival Guarnicê de Cinema, o Goiânia Mostra Curtas, entre outros, reúne duas grandes referências artísticas do Paraná, as atrizes Regina Vogue e Maureen Miranda. Victor também já atuou nos curtas-metragens “Presente“, e “Um Instante no Tempo”, em que foi protagonista.
Acompanhe os novos trabalhos do ator curitibano pelo seu perfil oficial no Instagram: @victorferreira.mp3.