A plataforma de streaming turca GAIN removeu a série El Turco de seu catálogo, após uma declaração dada em entrevista pelo ator Can Yaman, protagonista de El Turco.
Em um vídeo de perguntas e respostas rápidas com Can, o ator foi questionado “Turquia ou Itália?”, para dizer qual dos países preferia. Can vive há 5 anos na Itália, tendo trabalhado em produções italianas, como a série Viola Come il Mare. Em sua resposta, ele escolheu a Itália ao invés da Turquia, seu país de origem. Isso causou grande repercussão e comoção no público, o que fez agora a plataforma decidir por remover a série de seu catálogo.
Em comunicado oficial, a plataforma de streaming explicou: “Recentemente, algumas declarações feitas por Can Yaman, ator de nossa série ‘El Turco’, durante uma entrevista no exterior, foram alvo de diversas interpretações e geraram certa sensibilidade.
Como GAIN, gostaríamos de enfatizar que abordamos todas as opiniões e críticas com sinceridade e sempre valorizamos a sensibilidade de nossa nação.”
A plataforma observou ainda que, embora El Turco tenha como objetivo mostrar “a influência, a coragem e a riqueza cultural do Império Otomano na Europa”, observou que a percepção pública havia mudado a um ponto que entrava em conflito com a abordagem fundamental da série e os valores do canal.
Can ainda não se pronunciou sobre isso. No Brasil, El Turco está disponível completa no Globoplay. São 6 episódios. Confira a matéria completa sobre a série aqui.