Sucesso absoluto nos anos 2000, o Orkut poderá retornar em breve ao mundo digital. O criador da plataforma, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten, revelou durante o Rio Innovation Week que está trabalhando em uma nova versão da rede social, com lançamento previsto para 2025.
A proposta da nova plataforma, apelidada por muitos de Orkut 2.0, é oferecer um ambiente mais saudável e autêntico, priorizando a privacidade dos usuários. Entre as novidades, estão tecnologias modernas como inteligência artificial e algoritmos avançados, que devem garantir uma experiência mais personalizada e livre de interesses comerciais.
Apesar da modernização, o novo Orkut pretende manter ferramentas que marcaram época, como os scraps, depoimentos e comunidades — elementos que conquistaram milhões de brasileiros na primeira versão da rede social. O Brasil, inclusive, será o principal foco no relançamento, já que foi o país com maior número de usuários na era de ouro do Orkut.
Ainda não há uma data oficial para a estreia da plataforma, mas a expectativa é de que ela chegue ao público ainda em 2025. Para os nostálgicos e entusiastas das redes sociais, a promessa é de um retorno às raízes — com um toque de inovação.