A mirabolante história de vida de Charles Chaplin e da criação de seu célebre personagem, conhecido no Brasil como “Carlitos”, é contada pelo documentário “O Nascimento de Carlitos”. O filme ganha exibição no Curta! no mês do aniversário de 45 anos da morte de Chaplin, ocorrida em 25 de dezembro de 1977. A produção é da Arte France e da Steamboat Films.
A carreira de Chaplin começou quando tinha 19 anos e ingressou numa companhia teatral de comédia, a Cia. Fred Karno. Dali, migrou para o cinema e, já em seu segundo filme, inventou o personagem que o tornaria famoso: o “Vagabundo” — traduzindo do inglês “The Tramp”. No Brasil, ficaria famoso como “Carlitos” e, na Europa, como “Charlot”. Seu figurino consistia de um chapéu coco, um casaco apertado, calças largas, sapatos compridos, bengala e bigode.
Ícone absoluto do cinema mudo, Chaplin é, até hoje, reverenciado como um dos maiores nomes da sétima arte. O documentário, dirigido por Serge Bromberg e Eric Lange, acompanha o progresso de Carlitos, filme após filme, e como o sucesso mudou a sua vida. A exibição é na Quarta do Cinema, 14 de dezembro, às 22h55.