Desde o início de agosto, o programa estadual Circuito SP apresenta atividades culturais em 120 municípios do interior e litoral paulista. Em dezembro, Itaí, Itanhaém, Cruzeiro, Cesário Lange e Ubarana serão algumas das cidades contempladas com a programação que envolve espetáculos musicais, teatro e muito mais.
O Grupo New Samba, Ballet Stagium e a peça “No Quintal do Mundaréu”, além do Circo “Caminhão Trapézio” são alguns dos destaques da programação do Circuito SP. A programação completa pode ser acessada pelo site da Amigos da Arte – https://amigosdaarte.org.br/programacao-circuito-sp-2022/.
A ação, vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerida pela Amigos da Arte, volta ao formato presencial este ano, depois de ter sido realizada virtualmente em 2020 e 2021, em função das restrições sociais impostas pela pandemia da Covid-19. No modelo online, o Circuito SP foi apresentado pela plataforma de streaming e vídeo por demanda, #CulturaEmCasa.
Considerada uma das principais ações para descentralização da arte e cultura no estado paulista, o Circuito SP recebeu este ano um investimento de R$ 6,7 milhões, valor recorde e seis vezes maior que o de 2021. De acordo com Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, a iniciativa movimenta, além do setor artístico, a economia e o turismo locais. “Esses investimentos foram resultados de um compromisso importante do governo de São Paulo, que encara a cultura e a valorização da arte como um front de desenvolvimento, de geração de renda e emprego”, afirma Danielle.