Brasil esteve no Oscar 2022 com o curta “Onde Eu Moro”. De acordo com o último relatório fornecido pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), o cinema movimentou cerca de R$25 bilhões no país. No período pré-pandemia, eram produzidos cerca de 500 curtas-metragens por ano no Brasil, o que compreende cerca de 30% do total de produtos audiovisuais (incluindo média e longas-metragens).
Índices que incentivaram a americana Full Sail University a incluir os alunos brasileiros na Maratona Global de Criatividade, promovida pela própria universidade, instituição localizada na Flórida (Estados Unidos). Na competição, os estudantes foram desafiados a produzir um vídeo de até três minutos com propostas criativas para solucionar problemas relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela ONU.
O Brasil disputou com USA, Índia, Colômbia e México, mas encantou os jurados com a apresentação do vídeo sobre água potável e saneamento.
A premiação da Maratona anunciou como vencedor o grupo formado pelos alunos Eric, Eduardo, Jiahai e Thaís, do Ensino Médio do Pueri Domus na Aclimação.
Os alunos explicaram os problemas sobre a poluição física do Rio Tietê, mostrando soluções simples que podem contribuir para a sustentabilidade do rio. Com isso, os alunos criaram um sistema de “Redes de Drenagem”.
Segundo os alunos, tudo começou a partir do desafio de construir algo inovador. “O projeto começou quando soubemos da Maratona da Criatividade e do nosso desejo de fazer parte dela. No começo, estávamos lutando com novas ideias e pesquisas que nos deram inspiração que poderiam ser usadas em problemas no Brasil.” Contam.
Os alunos se mostraram dispostos a criar um vídeo educativo, envolvente e que pudesse impactar diretamente o meio-ambiente e o planeta. “O principal objetivo do projeto é mostrar que não precisamos de uma solução totalmente nova que resolva todos os problemas que as pessoas podem não estar dispostas a fazer. Em vez disso, podemos usar ou inovar soluções pequenas e fáceis já existentes, que acreditamos que eventualmente terão grandes impactos.” Enfatiza os alunos que conseguiram mostrar em um vídeo tão curto, o quão grande pode ser os reflexos de projetos criativos e educativos.
Nesse processo, os estudantes foram mentorados pela coordenadora do Ensino Médio, Cintia Yamashita. A escola em todo o momento auxiliou os alunos a se engajar no projeto, organizar a agenda e dividir papéis específicos para o vídeo. Também forneceram todo o equipamento e estrutura que foi usada para as cenas.
A escola vencedora, Pueri Domus também contou com todo o auxílio da Full Sail durante a Maratona. “A Full Sail sempre foi uma instituição parceira da nossa escola. Destaque para todo auxílio técnico, oferecendo aulas para o uso de ferramentas tecnológicas. A própria ideia da Maratona, embasada nas ODS incentivando os jovens a refletirem e proporem ações. Enfim, a maratona foi muito bem estruturada, organizada e aplicada.” Conta a coordenadora que acompanhou todo o projeto e ainda reitera. “Nós estamos muito orgulhosos em ter alunos que puderam elaborar e produzir um vídeo assertivo, pensado em como propor soluções para questões ambientais na nossa própria cidade. Mais do que ganhar o prêmio em si, é contribuir através de uma voz, uma ideia, um vídeo, na construção de um mundo mais sustentável e igualitário.”
Os alunos tiveram quase dois meses para apresentar seu produto final à Universidade Full Sail. Durante esse período, a universidade promoveu sessões de mentoria online com profissionais especializados em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Tudo para ajudar os grupos na concepção de seus vídeos.
“Além de instigar a inovação, a Maratona da Criatividade teve como objetivo desenvolver o empreendedorismo, o trabalho em equipe, a liderança e a comunicação dos alunos, habilidades fundamentais para todo bom profissional nos dias de hoje”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.