Durante o carnaval carioca, L’Oréal Paris realizou ativação especial contra o assédio através de sua plataforma de treinamento online e gratuito StandUp, que auxilia homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação tanto como testemunha ou vítima. Quitéria Chagas, Larissa Manoela, Danni Carlos e Laura Brito foram algumas das celebridades que se engajaram na luta da marca contra o assédio.
“Me identifico muito com a campanha, nós mulheres sofremos muito assédio; ainda mais quando trabalhamos com a exposição da sensualidade do corpo da dança no carnaval como é meu caso que estou há mais de 20 anos na escola de samba Império Serrano, hoje como Rainha. As mulheres, na verdade todas as pessoas, devem ser respeitadas independentemente da forma que querem se vestir, ser e estar; o nosso lugar é onde nós queremos. O assédio é uma opressão e violência; não podemos permitir essa forma de repressão. A informação reeduca para conscientização antiassédio. Merecemos respeito”, diz Quitéria Chagas, Rainha da Império Serrano.
StandUp é o programa de conscientização e treinamento antiassédio desenvolvido por L’Oréal Paris em parceria com a ONG americana Hollaback, reconhecida por projetos e pesquisas ligados à temática, com o objetivo de capacitar e preparar a população que presenciou ou sofreu algum tipo de abuso nas ruas. A metodologia de intervenção se provou eficaz quando aplicada em universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local. O programa oferece um método baseado em 5 Ds — distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar – que auxiliam homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação tanto como testemunha ou vítima.
L’Oréal Paris tem a ambição de capacitar 1 milhão de brasileiros, transformando-os em “Upstanders”, os reais embaixadores do movimento no país, além de fazer com que eles atuem a favor de uma cultura antiassédio, que será fomentada por meio da plataforma de vídeos disponível no site .