Empreender em 2022 é sinônimo de dar um passo para o futuro. O número de pequenos empreendedores que começam a navegar pela seara do sucesso profissional e comercial tem crescido mais que a metade em relação a dois anos atrás. Segundo o Sebrae, 78% dos brasileiros abriram seu próprio negócio entre 2020 e 2022 e as mulheres representam mais de 38% desse dado. É por isso que a Dra. Barbara, fisioterapeuta, não se limita. Toda mulher tem seu potencial para crescer e ser mais. Para ela, “empreender é a melhor alternativa, pois nos possibilita realizar nossos sonhos profissionais e pessoais. Empreender traz segurança familiar”, afirma a fisioterapeuta que é especialista no cuidado de estrias com Método próprio.
Há também o outro lado da moeda. Nessa seara comercial, o mercado sempre tem seus altos e baixos. Criatividade, segurança e foco é o tripé que sustenta e mantém a maioria dos profissionais no ramo. “A vida de empresário não é fácil”, conta Dra. Barbara, “ela tem seus altos e baixos. Um empresário deve ser constante”, conta.
Quando a pandemia isolou todos dentro de suas próprias casas, o mercado teve que se reinventar. A maneira de manter em dia as contas pagas foi inovar. Como indicado na pesquisa, a maioria dos microempreendedores hoje são as mulheres que começaram a se descobrir e criar seu próprio negócio, vezes na cozinha de suas casas, outras explorando novas áreas de potencialidades. “A mulher precisa ser comprometida, confiante, amar o que faz, ser persuasiva, constante, passar credibilidade, entender a necessidade do outro, saber o que o cliente em potencial precisa”, orienta Dra. Barbara.
E o primeiro passo para empreender é não ter medo. Acreditar no próprio potencial e explorar o que tem de melhor é o grande segredo. Dra. Barbara conta que a “maioria tem dificuldade em superar seus medos e crenças limitantes”. Contudo, é preciso “superar seus limites, não podemos ter medo de crescer e, lembrar que é realizando sonhos que os nossos são realizados”, conclui a empresária de sucesso.