Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!

Adolescentes da Fundação CASA de São Bernardo visitam ateliê do artista Eduardo Kobra

Cinco adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) São Bernardo I, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, participaram em 20 de agosto de uma visita ao Centro Cultural Fábrica São Pedro, em Itu. O roteiro incluiu passagens pelo Museu FAMA, pelo espaço Asas de um Sonho e pelo ateliê do renomado artista urbano Eduardo Kobra. A atividade proporcionou aos jovens uma imersão em arte, cultura e história.
 
No Museu FAMA, os adolescentes apreciaram obras de artistas consagrados, como Tarsila do Amaral e Aleijadinho. Os desenhos de Tarsila, que retratam trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foram expostos em diálogo com uma obra original do artista mineiro e com um retábulo barroco talhado em madeira do século XVIII. Os jovens também participaram de uma atividade sensorial, relacionando sentimentos e experiências às obras escolhidas da exposição.
 
No espaço Asas de um Sonho, os visitantes mergulharam na história da aviação, explorando relíquias de Santos Dumont, pioneiro da aviação mundial, como o cesto do 14-Bis e réplicas de invenções como o Demoiselle. O acervo inclui ainda aeronaves históricas, entre elas o Cessna 140 de Ada Rogato, uma das grandes pioneiras da aviação brasileira, que recentemente ganhou uma ala dedicada à sua trajetória, além do caça Mirage III, famoso por ter levado o piloto Ayrton Senna, e do imponente helicóptero Sikorsky utilizado pela Marinha brasileira.
 
O ponto alto do dia foi a visita ao ateliê de Eduardo Kobra, onde os adolescentes assistiram a um vídeo sobre seus murais espalhados pelo mundo, conheceram o processo criativo do artista e dialogaram com educadores sobre a importância da arte urbana como ferramenta de transformação social. O espaço, repleto de cores, formas e obras em diferentes estágios de desenvolvimento, apresenta a trajetória de Kobra, do grafite nas ruas de São Paulo ao reconhecimento internacional, com trabalhos como O Beijo, em Nova York; Malala, em Roma; e Etnias – Todos Somos Um, no Rio de Janeiro.
 
Para a diretora do CASA São Bernardo I, Shirlei Claudino, a experiência foi transformadora. “Muitos deles nunca tinham visitado museus ou visto uma aeronave de perto. O contato com a arte e a cultura amplia horizontes e mostra que novos caminhos são possíveis”, destacou.
 
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforçou a missão institucional. “Nosso trabalho é oferecer oportunidades que contribuam para a reintegração dos adolescentes, fortalecendo a construção de uma sociedade mais segura e justa. A visita ao ateliê do Kobra e aos museus é parte desse processo”, afirmou.
 
Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
matheusvinicius.jornalista@gmail.com

Acompanhe todas as notícias do mundo da música, cultura pop, famosos, televisão, entrevistas e muito mais.