O Comitê de Proteção à Mulher da Estrutural realizou uma Roda de Conversa em parceria com as graduandas do curso de Psicologia da Faculdade Uninassau, com o tema “Violência Psicológica: Como Identificar”.
A palestra foi conduzida pela Psicóloga e Especialista em Neuropsicologia e Psicanálise, Maria Célia da Silva Santos (CRP-01/20624).
A palestra foi conduzida pela Psicóloga e Especialista em Neuropsicologia e Psicanálise, Maria Célia da Silva Santos (CRP-01/20624).
O encontro reuniu mulheres da comunidade em um momento de escuta, reflexão e fortalecimento coletivo, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os sinais e os impactos da violência psicológica,uma forma de agressão muitas vezes invisível aos olhos, mas profundamente marcante na alma.
A Subsecretária de Proteção à Mulher, Luana Maia, destacou a importância do tema:
“A violência psicológica é uma forma de abuso emocional que mina a autoestima, o senso de identidade e a autonomia da mulher. Ela pode se manifestar por meio de humilhações, chantagens, manipulações, isolamento, críticas constantes e controle sobre decisões e comportamentos. Diferente da violência física, não deixa marcas visíveis, mas causa feridas profundas na subjetividade e pode levar a quadros de ansiedade, depressão e até sintomas psicossomáticos.”
Ainda segundo Maia, identificar a violência psicológica é um passo essencial para o rompimento do ciclo de abuso:
“Essas rodas de conversa são fundamentais para que as mulheres reconheçam seus direitos, fortaleçam sua autoestima e saibam que não estão sozinhas. A informação é uma das principais formas de proteção e empoderamento. Quando a mulher compreende os mecanismos da violência, ela se torna mais preparada para buscar ajuda e reconstruir sua autonomia emocional.”
A roda de conversa contou com a organização das graduandas em Psicologia, Elvimaria Almeida, Priscila Gomes, Amanda Silva, Bethânia de Sá Pereira e Raphaella Pereira, que reforçaram a importância de criar espaços seguros de fala e promover o acolhimento às mulheres que enfrentam situações de violência.
O Comitê de Proteção à Mulher DF, reafirma seu compromisso com a promoção da saúde mental e o enfrentamento à violência de gênero, atuando de forma integrada com a comunidade e instituições de ensino. Essas ações fortalecem o protagonismo feminino e a conscientização social, pilares essenciais para a construção de uma cultura de respeito e igualdade.
O Comitê de Proteção à Mulher da Estrutural reafirma sua missão de ser um espaço seguro e acolhedor, voltado à proteção integral das mulheres contra todas as formas de violência. Atuando de forma integrada com a comunidade e instituições de ensino, o Comitê promove ações que fortalecem a saúde mental, o combate à violência de gênero e a construção de redes de apoio. Cada iniciativa reforça o protagonismo feminino e amplia a conscientização social, pilares indispensáveis para consolidar uma cultura de respeito, igualdade e verdadeira proteção às mulheres.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAIANE ARAUJO DA SILVA
blackfashionmodel.elenco@gmail.com


A Subsecretária de Proteção à Mulher, Luana Maia, destacou a importância do tema:
Leave a Reply