O calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026 de São Paulo foi divulgado pelo governo estadual. Para o próximo ano, o tributo pode ser pago em conta único, no mês de janeiro, com desconto de 3%.
Ainda será possível parcelar o imposto em até 5 vezes, com vencimentos de janeiro a maio de 2026. Essa possibilidade e a quantidade de parcelas dependem do valor do imposto a ser pago. A disponibilidade do parcelamento e o número de parcelas variam conforme o valor do imposto devido. As datas de pagamento das parcelas ou quitação em cota única dependem do final da placa de cada veículo, seja carro ou moto, conforme indicado abaixo:
O mesmo calendário vale para quem optar por pagar tudo sem desconto, em fevereiro. Ou seja, quem não pagou nem a cota única, nem a primeira cota em janeiro, pode quitar o IPVA em fevereiro sem juros, mas sem desconto. Ou, se preferir, pode pagar a primeira cota com juros e depois a segunda cota. Caso esse contribuinte também perca a data de vencimento em fevereiro, ele não terá mais direito ao parcelamento com o governo e terá que quitar o imposto integralmente, com juros proporcionais às cotas em atraso. Já o parcelamento em até 12 vezes pelo Zul+ é permitido a qualquer momento, mesmo que existam débitos de meses ou até anos anteriores.
Para não pesar no bolso!
Uma dica valiosa a quem deseja começar o ano com menos preocupações e, principalmente, com as contas em dia, é fazer o pagamento pelo Zul+. Com ele, é possível pagar pelo aplicativo ou pela internet informando apenas a placa.
No caso do aplicativo, quem cadastra carros ou motos recebe lembretes por notificação no celular e por e-mail quando o pagamento estiver disponível e quando chegar a data de vencimento da cota única ou de cada parcela.
O total a ser pago depende do modelo do carro, moto ou caminhão. O imposto é calculado a partir de uma alíquota definida em cada estado sobre o valor de mercado do automóvel, de acordo com a tabela FIPE. Em São Paulo, a alíquota é de 4% para automóveis, utilitários e picapes de cabine dupla; 2% para motocicletas, caminhonetes simples, ônibus e micro-ônibus; 1,5% para caminhões; e 1% para carros de locadoras registrados em SP.
Algumas categorias continuam isentas do IPVA 2026 em SP. Entre elas, automóveis para pessoas com deficiência, modelos com mais de 20 anos de fabricação, veículos movidos a hidrogênio e híbridos com motor elétrico e a combustão flex movido a etanol. A isenção também vale para ônibus e caminhões movidos a hidrogênio, gás natural ou biometano, táxis devidamente registrados, transporte escolar, entre outros.
Conforme essa regra, um automóvel de passeio que custa R$50 mil terá o valor do IPVA de R$2 mil. Para fazer o cálculo, basta o motorista, sabendo o preço do veículo, multiplicar esse número por 0,04. Para motos, multiplique o valor por 0,02.
Dicas para pagar o IPVA
“Todos os nossos esforços estão voltados para oferecer soluções que facilitem a vida dos motoristas. Assim, para quem não quiser comprometer a renda ou não puder quitar o IPVA, o licenciamento e as multas, oferecemos a possibilidade de pagamento desses débitos no cartão de crédito em até 12 vezes. Mas o Zul+ traz muito mais do que esses pagamentos, ele conta com diversas funcionalidades para facilitar o dia a dia do motorista, como CRLV digital, tag de pedágio sem mensalidade, reserva de vagas em arenas e aeroportos e pagamento de tíquetes de estacionamento, seguro auto, consórcio, e localização de postos de combustível e pontos de recarga para veículos elétricos, entre outras”, afirma Heitor Chaves, diretor de Produtos da Estapar.
O IPVA só é quitado ao final da última cota para quem opta pelo parcelamento com o governo. Já com Zul+, o motorista pode parcelar em até 12 vezes e a empresa quita o tributo integralmente junto à Secretaria da Fazenda, regularizando o IPVA em até cinco dias úteis. Pelo aplicativo também é possível quitar o imposto com Pix, cartão de crédito ou débito e pelo Google Pay e Apple Pay.
“Consideramos muito importante a inovação em todos os serviços e funcionalidades oferecidos pelo Zul+. Nosso objetivo é contribuir o máximo possível para a mobilidade urbana e fluidez da cidade. A possibilidade de quitar ou parcelar o IPVA e débitos é mais uma solução oferecida a quem dirige que garante praticidade e agilidade no dia a dia dos cidadãos”, conclui o executivo.
O Zul+ ainda vai oferecer um pacote de benefícios para quem pagar o imposto pelo app. As vantagens serão divulgadas em breve.
Falta de pagamento
O não pagamento do IPVA não é uma infração de trânsito, mas implica no acréscimo de juros ao valor do imposto. Além disso, quem não quitar o IPVA também não conseguirá fazer o licenciamento do veículo, outra taxa que pode ser paga agora, porém, com vencimento em outro momento do ano. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo que não está registrado e devidamente licenciado é uma infração gravíssima. A multa neste caso é de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Sem o licenciamento em dia, o veículo também não pode obter o CRLV, nem ser transferido e ainda pode ser retido em uma blitz policial, caso represente um risco à segurança. Por último, o nome do proprietário pode ser incluído na dívida ativa e na lista de devedores do SPC, Serasa e SCPC.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CINTIA MOREIRA DE OLIVEIRA
cintia.moreira@maquinacohnwolfe.com










Leave a Review