A Esquadrilha da Fumaça fará duas demonstrações aéreas neste fim de semana. A primeira, será em Arthur Nogueira (SP), no sábado (12), às 16h, no Balneário Municipal Guilherme Carlini. No domingo, a apresentação será em Rio Claro (SP), às 16h, no Aeroclube.
Ambas as cidades já receberam as sete aeronaves da Força Aérea Brasileira em outras ocasiões. A primeira vez em que a Esquadrilha se apresentou para a população de Arthur Nogueira e região foi em 1999, ainda com os antigos T-27 Tucano com as cores vermelho e branco. Este ano, a Fumaça retorna para comemorar os 76 anos do município.
Já em Rio Claro, foi em 1981, com os T-25 Universal, aviões que fizeram parte do retorno da Esquadrilha da Fumaça, que havia passado por um hiato em sua história. A equipe de acrobacia da FAB retorna para celebrar os 198 anos da cidade e 86 anos de atividades do aeroclube.
Em 2025 o Esquadrão de Demonstração Aérea – nome oficial da Esquadrilha da Fumaça -, está completando 10 anos de demonstrações com os A-29 Super Tucano, avião de ataque leve utilizado pela Força Aérea para a defesa das fronteiras do Brasil.
“Em maio a Esquadrilha da Fumaça completa 73 anos de história, utilizamos alguns aviões ao longo desse período, começamos com os T-6 Texan, depois Fouga Magister, T-25 Universal, T-27 Tucano que ficou por 30 anos realizando apresentações com a gente e, estamos completando 10 anos com os A-29 Super Tucano. Tanto Arthur Noguiera quanto Rio Claro já receberam a Fumaça em diferentes épocas e, de certa forma, fazem parte da nossa história. Retornar a esses lugares representando a Fumaça e a Força Aérea Brasileira é sempre um privilégio”, afirma o Capitão Aviador João Bernardo Costa Neves, um dos pilotos da Esquadrilha.