A Simple Organic, líder em beleza limpa no Brasil, e a People Colour, nova marca do grupo The Simple Company, marcam presença no Carnaval carioca em uma parceria inédita com a Beija-Flor de Nilópolis.
As marcas vão patrocinar o skincare e a make da Rainha de Bateria da Escola durante a festa, Lorena Rayssa, grávida de seu primeiro filho, levando a Clean Beauty para um novo ambiente e em um evento tão importante para o país junto a uma das principais agremiações.
“Estamos fazendo o mesmo movimento que começamos a partir de 2017 ao levar a beleza limpa para as passarelas de moda, evento que antes era dominado por grandes marcas sintéticas. Só que a gente fazia isso sozinho, com Simple Organic, mas agora ganhamos mais força com People Colour”, afirma Patrícia Lima, fundadora e CEO das marcas.
A ação ainda conta com um workshop para passistas sobre empoderamento feminino, autocuidado e amor-próprio, mostrando também os os papéis fundamentais que assumem na construção do espetáculo, além de trazer a rotina, a pressão estética e a exposição intensa que têm ao longo de todo o processo de realização do evento.
Além disso, as marcas vão produzir uma websérie documental para contar histórias de mulheres da comunidade da Escola que bordam, dançam, e que dão voz a cada enredo, em gravações que acontecem durante os preparativos finais do desfile. O resultado de ‘Rostos do Brasil” será publicado em pílulas nas redes sociais de Simple Organic e People Colour em um cronograma que se conecta com o Dia Internacional da Mulher.
“Está sendo muito disruptiva nossa chegada ao samba levando a mensagem da sustentabilidade para um outro universo, além de mostrar que nós mulheres temos voz dentro da festividade”, completa Patrícia.
Entre as personagens que estarão presentes na websérie estão:
Lorena Raissa: A mais nova rainha de bateria do carnaval carioca. Escolhida na própria comunidade, era integrante da Ala das Crianças. É uma representante do trabalho social realizado pela Escola através do Instituto Beija-Flor e participante ativa da comissão jovem antirracista. A gestante de 18 anos tem a missão de representar a tradição de samba no pé e graciosidade cultivada na Ala de passistas que ela integra desde 2013.
Débora Rocha é Presidente da Velha Guarda. Há 43 anos, Tia Débora se orgulha em dizer que passou por todos os setores da Escola, na qual já foi destaque, passista, participou da Ala das baianas, até chegar à velha guarda, 20 anos atrás.
Pinah Ayoub, passista que encantou o Príncipe Charles em uma visita oficial da corte britânica ao Rio de Janeiro em 1978. Chamada Maria da Penha Ferreira Ayoub, Pinah é cria do samba desde antes de nascer. Filha de um Mestre-Sala, Pinah trabalhava como modelo em paralelo à carreira de contadora, e seu visual marcante, de cabeça raspada, chamou atenção, assim como sorriso largo.
Neide Tamborim, ex-rainha de bateria, chegou menina à Beija-Flor, com a mãe, que integrava a Ala das Damas. Adolescente, tentou entrar para a orquestra da Beija-Flor, que não tinha mulheres à época. Por muito tempo, foi ritmista, numa época em que se contavam nos dedos as integrantes femininas nas baterias das agremiações.
Sônia Capeta, ex-rainha de bateria, Sônia Maria Regina ganhou o codinome Capeta pela forma acelerada que sambava. Ela foi descoberta pelo carnavalesco Joãosinho Trinta. Ele se encantou com a passista, que se tornou rainha de bateria em 1983 e reinou até 2002. Tem título de Patrimônio Cultural e é vencedora de um Estandarte de Ouro.
Selminha Sorriso, a primeira Porta-Bandeira da Beija-Flor, é formada em Direito. Selminha é militar do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Desde o fim de 2022, é apresentadora do programa “Samba Coração” na TV Bandeirantes, dedicado ao samba e ao carnaval carioca. Além disso, conduz o Departamento Cultural da Escola e desenvolve um importante trabalho social, aos sábados, na quadra da agremiação, oportunizando jovens através da cultura do samba.
Simone Sant’Ana, a primeira Diretora de Harmonia do carnaval carioca e Diretora de Harmonia da Escola. Foi na Beija-Flor de Nilópolis que construiu sua família e se desenvolveu enquanto liderança. Com isso, recebeu o convite para ser Diretora Geral da Harmonia, em parceria com Valber Frutuoso. Única mulher a exercer o cargo no Grupo Especial.
The Simple Company e Beija-Flor de Nilópolis
A The Simple Company e a Beija-Flor de Nilópolis estão conectadas pelos mesmos ideais de sustentabilidade e conscientização social. A Escola tem incorporado a responsabilidade ambiental em seus desfiles e atividades ao longo dos anos, buscando unir a grandiosidade do Carnaval com práticas mais ecológicas.
Entre elas estão a Reciclagem de Materiais na confecção de fantasias e carros alegóricos, a Conscientização e Projetos Sociais para a comunidade fazer o reaproveitando de materiais e a Inclusão de Temas Ambientais nos Enredos, destacando a importância da preservação da natureza. A Escola também foca na Redução do Impacto Ambiental do Desfile, com implementação de práticas para diminuir a pegada ecológica e na criação de Projetos Educacionais e Comunitários que mantêm programas que ajudam na inclusão social por meio da arte e da cultura, promovendo trabalhos voltados para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
“Essa parceria fortalece e exalta a essência da mulher sambista, dando visibilidade ao seu talento e abrindo caminhos para que ela brilhe com autenticidade, liberdade e propósito. Além disso, reforça a importância da sustentabilidade, um pilar fundamental para o futuro da arte e da beleza, mostrando que é possível viver do samba com consciência e respeito ao mundo ao nosso redor”, cdelebra Júlia Rodrigues, Diretora de Projetos Especiais da Beija-Flor de Nilópolis.