Um bom filho, à casa torna. Longe das telinhas da Globo desde a última temporada de “Malhação – Toda Forma de Amar”, João Fernandes está de volta como Justino em “Amor Perfeito”. Todo novo papel é um aprendizado, mas em pouco mais de 12 anos de carreira, o ator coleciona personagens desafiadores. Iniciando a carreira em “Caminho das índias”, o ator que hoje também é pai solo aos 24 anos, passou por grandes sucessos como “Cordel Encantado” e “Avenida Brasil”. Hoje, celebra o novo sucesso.
“Passei a virada de 2021 para 2022 sonhando em fazer uma novela novamente. Fiz muitos projetos durante o ano, mas isso não saiu da minha cabeça. Fui coroado com esse presente no final de 2022 e desde então, é foco total em ‘Amor Perfeito’! A Globo sempre confiou no meu trabalho e me deu grandes oportunidades. Estou trabalhando para corresponder à altura”.
Já sobre Binho, o primeiro protagonista da carreira do ator em “O Jogo Que Mudou A História”, João afirma que será a grande virada de chave: “Aguardo essa estreia com o coração na boca. Vai ser um divisor de águas na minha carreira”.
Justiça de Justino
Doce e carismático, Justino vem conquistando o público a cada episódio e para João, o personagem ainda terá sua recompensa. “Justino é baseado na justiça. Tem muito da moral e do caráter envolvidos. Acredito que ao longo da novela, ele seja reconhecido por suas boas atitudes”.
Para o ator, a recompensa vem inclusive com Sônia, sua paixão no folhetim. Ele afirma que o possível casal ainda vai surpreender e a torcida é declarada: “Sou team Justonia!”.
Apesar da boa experiência como ator, Fernandes revela que passou por uma intensa preparação para viver o rapaz. “Tive que estudar muito o sotaque mineiro e fizemos aulas de etiqueta. Novelas de época demandam um estudo muito específico”, conta. Entre o time que preparou o elenco, as brilhantes Ana Kfouri e Iris da Costa.
O objetivo do ator foi tirar Justino do lugar comum. “Tentamos tirá-lo da posição de coitado das novelas e dar um tom mais sério para ele. Alguém que ama, mas defende o certo. E quando sofre, é genuíno”.
Papai do Nicolas
Aos 24 anos, João é pai de um rapazinho de 3 anos com a atriz Mabel Calzolari, que não resistiu a uma rara doença e faleceu em 2021. “Eu não sabia o que era ser pai, muito menos sem a mãe, então cada dia é uma nova descoberta”, conta o artista, que afirma que o filho é e sempre será sua prioridade. “Nunca vou deixar de realizar o máximo possível para o meu filho e apoiá-lo em todos os momentos”.
Em um relacionamento sério, a juventude não é um empecilho para que João se dedique à família. “Estou trabalhando para conquistar tudo o que posso por eles, buscando estabilidade e felicidade. Nico é muito abençoado, sempre foi muito amado. É um prazer ser pai desse cara”.
E pai de pet
Dono de um lindo Golden Retriever na vida real, o amor por Pet agora transborda até nas telinhas, com Justino e seu fiel escudeiro, o burrinho “Mindin”. O ator conta que essa é uma das partes mais prazerosas: “É delicioso contracenar com o burrinho. Minha namorada é veterinária, então fico cada vez mais em contato com os bichos e tem sido muito importante para mim. Acho que todo mundo deveria passar por essa experiência pelo menos uma vez”.
Do interior para a comunidade
Para além do sucesso de “Amor Perfeito”, João também está prestes a estrear seu primeiro protagonista. Ainda sem data definida para a estreia, o artista viverá Binho em “O Jogo Que Mudou A História”, série do Globoplay que contará a origem da guerra do narcotráfico no Rio de Janeiro.
“Particularmente amo o conceito ‘Favela Movie’ brasileiro e acho que foi feito com primor em muitas produções, mas essa série veio para revolucionar. É um elenco brilhante, direção extraordinária, um grande investimento e um roteiro alucinante. É a receita do sucesso”.
Sem spoilers, o artista só diz que o personagem foi inspirado em alguém real e que também precisou de uma preparação intensa. “Meses de aulas e processo com a Fátima Domingues. Aprendi também a atirar e andar de cavalo, coisas que eu tinha bastante medo e hoje sou apaixonado”.
Planos para o futuro
E os grandes projetos não param por aí. Em 2022, João filmou dois longas não lançados: “A Vilã Das Nove”, de Teo Poppovic, e “Tô de Graça”, de César Rodrigues, criado a partir da série de mesmo nome, com Rodrigo Santana.
Para aguçar a curiosidade, Fernandes revela que ainda tem mais um projeto secreto a caminho: “Será incrível e serei um dos protagonistas. Só posso dizer que é a segunda temporada de uma série para apimentar a curiosidade. Vem muita coisa boa por aí!”, finaliza.