A conquista do primeiro emprego ainda é um dos principais desafios enfrentados pelos jovens brasileiros. Para ajudar a superar esse obstáculo, a qualificação profissional se torna uma ferramenta essencial. Com esse objetivo, o projeto “Profissionais do Amanhã 2” oferece oficinas gratuitas em Rio Verde/GO para preparar os adolescentes para os desafios do mundo do trabalho.
As atividades acontecerão no Instituto de Assistência a Menores, com foco em adolescentes de 13 a 16 anos. Ao todo, serão realizadas 10 oficinas de artes cênicas e 1 apresentação teatral aberta ao público.
Durante as oficinas, os jovens desenvolverão habilidades como autoexpressão, escuta ativa, trabalho em equipe, proatividade e sensibilidade – competências fundamentais tanto para o universo artístico quanto para o ambiente profissional. Ao final, os participantes apresentarão um espetáculo teatral aberto para toda a comunidade.
Acessibilidade é um dos pilares do projeto. As atividades contarão com intérprete de Libras, monitor e audiodescrição, garantindo inclusão e equidade no acesso à formação profissional e cultural.
Além de promover oportunidades e inclusão, o projeto contribui para enfrentar um grave desafio social: o desemprego juvenil. Segundo dados do IBGE, a taxa de desocupação entre jovens de 18 a 24 anos é de 14,9% – mais do que o dobro da média nacional (7%). Na faixa etária entre 14 e 17 anos, o índice é ainda mais alarmante: 26,4%.
Este projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o “Profissionais do Amanhã 2” tem apoio do Grupo Komedi, patrocínio do Instituto BRF e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
‘Acreditamos que investir em momentos de reflexão e desenvolvimento para os jovens, nos quais eles tenham a oportunidade de construir seu futuro e projetos de vida, são caminhos para que ampliem o repertório e tenham segurança para assim construir com o desenvolvimento de seus territórios com maior qualidade de vida”, destacou o Instituto BRF.
Sobre o Instituto BRF
O Instituto BRF é uma associação sem fins lucrativos, responsável por coordenar a gestão do investimento social da empresa BRF S.A, bem como cuidar de todas as atividades que promovam o avanço da responsabilidade social empresarial da BRF. Dessa forma, a BRF busca contribuir para que as comunidades onde está inserida tenham melhores condições de vida por meio de ações promovidas e apoiadas pelo Instituto BRF.
Sobre o Ministério da Cultura
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Profissionais do Amanhã 2”
Instituto de Assistência a Menores - 10/09/2025 à 24/09/2025
Contato para pautas:
Andréia Marques - [email protected] - (11) 98128-0028
Cláudia Carnevalli – [email protected] - (19) 999-898535
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
[email protected]