Uso de cobertores vestíveis são mais seguros para os bebês
Segurança em pediatria
Vérité Comunicação
10/09/2025 14h05 - Atualizado há 4 horas
Vérité Comunicação
Sono dos bebês: cobertores vestíveis são mais seguros
Garantir um ambiente de sono seguro para bebês é essencial para a segurança e bem-estar dos pequenos. Um dos principais cuidados está na escolha do que o bebê vai usar durante o sono, especialmente em relação a cobertores e roupas de cama. Um dos itens mais recomendados é o cobertor vestível, também conhecido como “saco de dormir”, que pode ser uma alternativa mais segura aos cobertores tradicionais. O que é um cobertor vestível? Conforme explica Sarah Saul, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o cobertor vestível é uma peça de roupa que o bebê usa durante o sono, funcionando como um cobertor, mas de forma mais segura. “Ele cobre o bebê como um saco, permitindo liberdade para os movimentos das pernas, enquanto mantém o corpo aquecido sem o risco de sufocação, estrangulamento ou superaquecimento, algo que pode acontecer com cobertores comuns”, esclarece a pediatra. Em geral, possuem um zíper ou uma série de botões de pressão, normalmente na frente, tornando extremamente fácil vestir. “O design do cobertor vestível impede que ele se desloque durante a noite, garantindo que o bebê fique coberto sem o perigo de sufocamento”, afirma Sarah, alertando que os braços devem ficar livres para o caso de o bebê rolar, poder voltar para a posição original. “Os sacos de dormir podem ser usados desde recém-nascido até os dois anos de idade, sendo importante verificar o tamanho adequado para o bebê”, afirma. Abaixo, a médica detalha as razões pelas quais os cobertores vestíveis são mais seguros - Redução do risco de sufocamento: Cobertores e edredons soltos podem cobrir o rosto do bebê, aumentando o risco de sufocamento. Com os cobertores vestíveis, o bebê fica sempre coberto de forma segura, sem o risco de se enroscar.
- Prevenção do superaquecimento: Bebês têm maior dificuldade em regular a temperatura do corpo. Cobertores pesados ou roupas de cama excessivas podem causar superaquecimento, o que está associado ao risco de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI).
- Facilidade de uso: Ao contrário dos cobertores tradicionais, que podem se deslocar facilmente, o cobertor vestível mantém o bebê aquecido sem que os pais precisem se preocupar em ajustar durante a noite. Além disso, muitos modelos têm fechos que tornam fácil colocar e tirar o bebê de forma rápida, sem interrupções no sono.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA RODRIGUEZ CRISTALINO
[email protected]
FONTE: SPSP