MENU

Bloomberg Philanthropies anuncia o Fórum de Negócios e Finanças da COP30 em São Paulo, em resposta ao Mutirão Global da Presidência da COP30

Líderes empresariais globais e autoridades políticas se reunirão de 3 a 5 de novembro para acelerar investimentos sustentáveis, tecnologia e inovação verde, infraestrutura resiliente e mais, em preparação para a COP30

BEATRIZ AROUCA FEIJó | LLYC
10/09/2025 10h15 - Atualizado há 4 horas
Bloomberg Philanthropies anuncia o Fórum de Negócios e Finanças da COP30 em São Paulo, em resposta ao Mutirão
Michael R. Bloomberg. Picture by Bloomberg Philanthropies.

(Nova Iorque e São Paulo, 10 de setembro de 2025) – A Bloomberg Philanthropies anunciou hoje o Fórum de Negócios e Finanças da COP30, que será realizado em São Paulo de 3 a 5 de novembro de 2025. A programação incluirá uma série de eventos em São Paulo, conectando líderes globais dos setores governamental, empresarial, financeiro, acadêmico e da sociedade civil. A poucos dias da Cúpula de Líderes Mundiais da COP30 em Belém (6 e 7 de novembro), e das subsequentes negociações climáticas e da Agenda de Ação (10 a 21 de novembro), o Fórum reforçará o papel fundamental dos setores empresarial e financeiro em acelerar soluções econômicas sustentáveis e mobilizar capital, tanto público quanto privado, em apoio às principais metas da Presidência da COP30: fortalecer o multilateralismo, acelerar a implementação do Acordo de Paris e aproximar a agenda climática de pessoas e negócios.

“A transição climática já criou uma nova ordem mundial, remodelando crescimento, empregos, investimentos e competitividade”, disse o embaixador André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30. “Líderes visionários que se anteciparem às mudanças serão os que prosperarão, desenvolvendo resiliência e aproveitando as oportunidades extraordinárias que a transição oferece. A COP30 será o palco global onde essas tendências transformadoras convergem, oferecendo aos líderes oportunidades únicas de estar na linha de frente da próxima economia.”

“À medida que as mudanças climáticas se tornam mais letais e destrutivas, a COP30 no Brasil é uma oportunidade de progresso que os governos nacionais não podem desperdiçar”, disse Michael R. Bloomberg, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e fundador da Bloomberg L.P. e da Bloomberg Philanthropies. “Como um dos maiores centros financeiros do mundo e lar de tantas empresas inovadoras, São Paulo é o lugar ideal para reunir líderes do setor público e privado e construir novas parcerias que reduzam emissões e melhorem vidas.”

Aproveitando o impulso da COP28 e da “COP das Finanças” realizada em Baku no ano passado, o Fórum se concentrará em passar de resultados negociados para a aceleração da implementação, justamente quando o Acordo de Paris completa 10 anos. A programação destacará a colaboração público-privada para ampliar soluções que impulsionem o crescimento sustentável e a produtividade, aumentem a segurança energética e fortaleçam a resiliência climática.

“O futuro econômico do Brasil depende da nossa capacidade de atrair e mobilizar investimentos na escala necessária para a transição energética limpa, as indústrias de baixo carbono e a preservação da natureza”, disse Fernando Haddad, ministro da Fazenda do Brasil. “O Fórum de Negócios e Finanças da COP30 em São Paulo mostrará o Brasil como um destino de destaque para o investimento sustentável, evidenciando nossas vantagens em energia renovável, minerais críticos, inovação verde e indústrias movidas a energia limpa e barata. Ao reunir líderes financeiros globais antes da COP30, e em alinhamento com iniciativas internacionais como o TFFF e a Open Coalition for Carbon Markets, estamos criando as condições para parcerias que gerem empregos, aumentem a renda e assegurem que os compromissos climáticos caminhem lado a lado com a prosperidade para todos.”

Guiado pelo Roteiro Financeiro da COP30, o Fórum oferecerá uma plataforma poderosa para traduzir a ambição das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) em ações concretas e gerar impulso antes das negociações formais.

Uma plenária de alto nível reunirá líderes governamentais e empresariais globais para mostrar como o setor privado está se alinhando às prioridades climáticas e direcionando capital para a transição. Além disso, diversas mesas-redondas, painéis e eventos de networking promoverão diálogo, apresentarão soluções e catalisarão parcerias. Em conjunto, esses encontros reforçarão o compromisso do setor privado em avançar rumo a uma economia mais resiliente e de baixo carbono, sinalizando forte apoio aos resultados da COP30.

“O Fórum de Negócios e Finanças da COP30 em São Paulo é um momento crucial no caminho para Belém, transformando compromissos em entregas e mobilizando capital na escala e velocidade que esta crise exige”, afirmou Simon Stiell, Secretário Executivo das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. “Ao trabalharmos juntos, entre setores e fronteiras, podemos gerar empregos, fortalecer economias e proteger os mais vulneráveis.”

A programação do Fórum incluirá diversas sessões temáticas e eventos voltados para impacto e colaboração:

  • Bloomberg Green na COP30: este evento editorial de destaque da Bloomberg L.P. reunirá CEOs, investidores e empreendedores para explorar a economia do clima, inovações tecnológicas, soluções políticas emergentes e o poder da ação do consumidor.
  • BloombergNEF: realizará briefings e sessões sobre tecnologias limpas, caminhos para a transição energética e estratégias de descarbonização, além de divulgar pesquisas para orientar discussões globais sobre energia, transporte, indústria, natureza, políticas e finanças. Acesse aqui a página pública de pesquisas da BNEF.
  • PRI in Person: em parceria com os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), apoiados pela ONU, a Bloomberg Philanthropies participará da conferência anual do PRI em São Paulo, de 4 a 6 de novembro. O evento reunirá mais de 1.000 líderes e profissionais do ecossistema global de investimentos, discutindo integração de sustentabilidade, mobilização de capital para mercados emergentes e políticas necessárias para ampliar o financiamento climático. Para mais informações e inscrição, visite o site do evento
  • Programação de Sustainable Business (SB) da COP30: em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), no âmbito da SB COP, as sessões destacarão as ações e esforços do setor privado para descarbonização da economia, , além de estabelecer um mecanismo duradouro de engajamento empresarial na definição e acompanhamento dos compromissos climáticos globais no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
  • Mesas-redondas e workshops: organizados por iniciativas como a Aliança Financeira de Glasgow para Emissões Líquidas Zero (GFANZ) e o Acelerador de Transição Industrial (ITA), destacarão ideias inovadoras, além de fortalecer redes intersetoriais e estimular parcerias público-privadas.

Após o Fórum, uma delegação de líderes empresariais e financeiros seguirá para Belém, levando o impulso de São Paulo para a COP30 e demonstrando apoio unificado do setor privado às metas e prioridades do evento.

“A transição global é a maior oportunidade econômica da nossa geração e depende da mobilização de investimento privado em grande escala”, ressalta Mary Schapiro, vice-presidente da Aliança Financeira de Glasgow para Emissões Líquidas Zero (GFANZ). “O Fórum de Negócios e Finanças da COP30 em São Paulo é um momento fundamental no caminho para Belém, acelerando investimentos, construindo capacidades e estabelecendo novas parcerias antes das negociações. Ao desenvolver soluções financeiras inovadoras, podemos garantir que o capital chegue aos projetos e comunidades onde ele é mais necessário.”

“O Fórum de Negócios e Finanças da COP30 é um momento crucial para ampliar soluções e mobilizar finanças, tecnologia e capacidade para a implementação”, disse Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível para o Clima da COP30. “Guiado pelo Roteiro Financeiro, o Fórum destacará o papel do Brasil em fortalecer a colaboração e firmar parcerias no caminho para Belém.”

“Estamos entusiasmados em contar com a parceria e a expertise da Bloomberg contribuindo para o PRI in Person, o maior evento de investimento responsável do mundo”, disse David Atkin, CEO do PRI. “A COP30 é um momento decisivo para promover ações colaborativas pelo clima. Reunir investidores, formuladores de políticas e especialistas em São Paulo garante que as conversas certas aconteçam, que oportunidades sejam exploradas e que as vozes dos investidores ajudem a moldar a agenda antes de Belém.”

“O setor empresarial tem um papel decisivo na transformação da ambição climática para implementação concreta. No SB COP, trabalhamos para garantir que as empresas em todo o mundo não apenas reduzam suas emissões, como incorporem resiliência, responsabilidade e inovação no centro das suas estratégias”, disse Ricardo Mussa, presidente do SB COP. “Representando mais de 30 milhões de empresas em mais de 60 países, a SB COP oferece uma plataforma única para demonstrar como indústrias e líderes empresariais podem impulsionar o crescimento sustentável, fortalecer a competitividade e contribuir para soluções climáticas duradouras no caminho para Belém.”

“A indústria limpa representa uma oportunidade de investimento superior a US$50 bilhões no Brasil e de trilhões no mundo. Reunir líderes da indústria, instituições financeiras e governos é fundamental para superar os desafios que frequentemente atrasam o progresso”, afirmou Faustine Delasalle, diretora executiva do Secretariado do ITA e CEO da Mission Possible Partnership. “O Fórum será uma oportunidade de apresentar e aprender com projetos industriais limpos de destaque no Brasil e de outros, resultado da colaboração entre negócios, finanças e governo. O evento impulsionará novas ações para acelerar projetos brasileiros já apoiados pelo ITA e seus parceiros, e a transição global para um futuro industrial limpo, trazendo benefícios concretos como cadeias de suprimentos resilientes, maior segurança alimentar e um planeta mais saudável.”

No mundo todo, líderes empresariais enfrentam uma profunda transformação da economia global, impulsionada pela energia renovável abundante e acessível, pelo rápido avanço tecnológico, por mudanças nas cadeias de suprimentos e pelo crescimento da demanda energética – junto com os impactos das mudanças climáticas. Esses fatores representam uma oportunidade crucial de inovação, adaptação e crescimento sustentável. Esses líderes estão no centro dessa transição para uma economia de baixo carbono e, ao alinhar estratégias ousadas com investimentos, podem desbloquear fluxos maiores de financiamento, ampliar soluções e demonstrar que ação climática e oportunidade econômica caminham juntas.

Paralelamente, no Rio de Janeiro, ocorrerá o Fórum de Líderes Locais da COP30 – também coorganizado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies –, reunindo prefeitos, governadores e autoridades municipais e estaduais  de todo o mundo. Juntos, os dois fóruns representam um movimento unificado e multissetorial para transformar ambição climática em ações concretas.

Cada um desses encontros reflete o compromisso de longa data da Bloomberg Philanthropies em reunir líderes intersetoriais e avançar em soluções climáticas reais em apoio à Agenda Climática da ONU e às Presidências da COP.

###

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em promover mudanças duradouras em cinco áreas principais: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies engloba todas as iniciativas de Michael R. Bloomberg, incluindo fundação, filantropia corporativa e pessoal, bem como a Bloomberg Associates, consultoria filantrópica que assessora cidades em todo o mundo. Em 2024, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$3,7 bilhões. Para mais informações, acesse bloomberg.org, assine nossa newsletter ou siga-nos no Instagram, LinkedIn, YouTube, Threads, Facebook, e X.

Contato de imprensa

LLYC

[email protected] 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ AROUCA FEIJÓ
[email protected]


Notícias Relacionadas »