Abrir uma empresa no Brasil está se tornando cada vez mais rápido, a depender do estado, a espera varia de algumas horas para dias, mas o que não difere nessa abertura são as licenças e certificados obrigatórios, principalmente para o segmento de alimentação, nesse contexto, os estabelecimentos contam com um parceiro inusitado: escritórios de contabilidade:
“Sempre que alguém vai abrir um restaurante ou uma lanchonete, por exemplo, é preciso que este esteja pronto para obter os certificados, entre eles o que mostra que o óleo de cozinha usado está sendo corretamente descartado, aqui as empresas de contabilidade, que já tem experiência e contatos, abrem o caminho para as empresas recicladoras” conta Vitor Dalcin, diretor da Ambiental Santos.
A lei
Restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos que utilizam óleo de cozinha em suas atividades diárias são obrigados, por lei, a dar a destinação correta a esse resíduo. O óleo usado não pode ser descartado em pias, ralos ou diretamente no lixo, já que causa sérios danos ambientais como o entupimento de tubulações e a contaminação da água e do solo.
Para estar em conformidade com a legislação, esses estabelecimentos precisam comprovar a destinação adequada do óleo e, para isso, precisam receber os certificados de coleta e reciclagem emitidos por empresas especializadas, aqui, os contadores tem uma grande parcela de colaboração:
“Essa relação é fundamental para garantir que pequenos e médios negócios não sejam multados por falta de conformidade e, ao mesmo tempo, contribuam para uma cadeia sustentável de reaproveitamento do óleo causando Impacto ambiental e social. Além disso, os estabelecimentos também ajudam a movimentar a economia circular” finaliza Vitor.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDINEY GIORDANI SPELIER
[email protected]