MENU

Como o Krav Maga será impactado pelo Projeto de Lei que regulamenta a profissão de instrutores de defesa pessoal

Federação Sul Americana de Krav Maga explica como está preparada para atender às demandas do PL nº 3.649/2020, que exigirá certificação e normas específicas para mestres, professores e instrutores de artes marciais, esportes de combate e defesa pessoal.

PROVATTI COMUNICAçãO
08/09/2025 10h00 - Atualizado há 1 dia
Como o Krav Maga será impactado pelo Projeto de Lei que regulamenta a profissão de instrutores de defesa
FSAKM
No dia 26 de agosto, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) aprovou o Projeto de Lei nº 3.649/2020, que regulamenta a profissão de mestres, professores e instrutores de artes marciais, esportes de combate e defesa pessoal.

O projeto, que segue para votação no Senado, traz mudanças importantes, como a exigência de certificação obrigatória emitida por federações ou confederações oficiais; a definição clara das atribuições profissionais, incluindo aulas, coordenação de treinos e competições; e normas específicas sobre saúde, segurança e ética no ensino.

Diante disso, pode surgir o questionamento sobre como a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina, poderá ser afetada. A resposta é simples: em nada!

Sob o comando de Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a FSAKM sempre esteve à frente quando o assunto é profissionalismo, seriedade e compromisso com a formação de seus instrutores, ou seja, todas as exigências desse PL já são realidade nos trabalhos da FSAKM há décadas.


Formação de instrutores
O título de Instrutor de Krav Maga, pela FSAKM, só é obtido após um processo rigoroso de formação, com mais de 400 horas de curso, avaliações práticas e teóricas e uma monografia de conclusão. Além disso, os instrutores têm a oportunidade de ampliar sua qualificação por meio do curso de pós-graduação em Krav Maga, reconhecido pelo MEC, exclusivo para profissionais já diplomados pela FSAKM.

A FSAKM também mantém um programa permanente de reciclagens e atualizações obrigatórias, garantindo que todos os instrutores estejam alinhados às práticas mais seguras, eficientes e éticas da defesa pessoal.

Cada instrutor carrega a responsabilidade de representar não apenas uma modalidade, mas uma tradição de excelência respeitada internacionalmente. Para os alunos, isso significa aulas conduzidas com o mais alto nível de profissionalismo e segurança, em total conformidade com aquilo que agora a lei busca normatizar.


35 anos de atividades no Brasil
Em agosto último, a FSAKM graduou 65 novos instrutores que levarão o Krav Maga Mestre Kobi ainda mais longe em todo o Brasil.  No ano em que o Krav Maga Mestre Kobi comemora 35 anos de atividades no país, levando autoconfiança e segurança aos cidadãos, nova graduação de intrutores é de grande relevância. 

“Há 35 anos, deixei meu país para trazer para a América Latina o Krav Maga – a única modalidade estritamente de defesa pessoal e não esportiva. De lá para cá, é com satisfação que posso dizer que temos a maior Federação do mundo, que forma instrutores de maneira responsável, visando o bem-estar da população que atendemos”, afirma Grão Mestre Kobi Lichtenstein, presidente da FSAKM.

Grão Mestre Kobi foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e também o seu primeiro aluno destinado levar a técnica do Krav Maga para além do Estado de Israel. Desde sua chegada à América Latina, mais precisamente ao Rio de Janeiro, em 1990, Grão Mestre Kobi vem atuando com grande responsabilidade e hoje tem o reconhecimento mundial por manter o ensino e a prática do Krav Maga da mesma forma como foi criado e ainda é utilizado em Israel.

Isso significa que um instrutor formado pela FSAKM passou por uma longa jornada de treinamento e que demonstra extrema habilidade física e técnica, além de controle emocional, postura e caráter para merecer essa graduação.

“A minha missão não é a de difundir o Krav Maga, mas sim a de cuidar para que o Krav Maga de Imi Lichtenfeld seja perpetuado exatamente como foi criado e é por isso que eu verifico pessoalmente cada exame de graduação, a formação de cada monitor e de cada instrutor com a máxima rigidez e responsabilidade”, afirma Grão Mestre Kobi. E completa: “esse é o diferencial da Federação Sul Americana de Krav Maga e é por isso que ela é reconhecida mundialmente pela excelência de seu trabalho”.



Sobre o Krav Maga Mestre Kobi – a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga é referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel.

É presidida pelo israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.   
 
Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br 
Facebook: @mestrekobikravmaga 
Instagram: @kravmaga_mestrekobi 
ThreadsApp: @kravmaga_mestrekobi
Twitter: @KravMagaKobi 
Youtube: Krav Maga Mestre Kobi
  
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YARA LUCIA PROVATTI DE LIMA
[email protected]


FONTE: www.kravmaga.com.br 
Notícias Relacionadas »