MENU

O compromisso da Mercur: sem testes em animais antes de ser lei

Desde 2019 a indústria gaúcha eliminou os testes em animais por tecnologia inovadora e ética, antecipando a nova legislação nacional 

MARINA Z. DE ALBUQUERQUE
08/09/2025 09h06 - Atualizado há 1 dia
O compromisso da Mercur: sem testes em animais antes de ser lei
Divulgação Mercur

Enquanto o Brasil comemora a sanção da Lei 15.183/2025, que proíbe o uso de animais no desenvolvimento de cosméticos e produtos de higiene pessoal, a Mercur, indústria brasileira das áreas da saúde e educação, já percorre esse caminho há anos. Desde 2019, a indústria de 101 anos aboliu completamente os testes em animais, adotando tecnologia in vitro para garantir a segurança e qualidade de seus produtos, sem causar qualquer sofrimento animal. 

A transição para métodos alternativos iniciou em 2013, quando a Mercur firmou parcerias com laboratórios, Organismos de Certificação de Produtos (OCP’s) e instituições especializadas, viabilizando a substituição dos testes in vivo pelos testes in vitro. O esforço resultou na regulamentação pela norma ABNT NBR 15236, de 2021, abrindo caminho para uma nova era de inovação responsável.  

​​​“Trabalhamos para abolir os testes com organismos vivos em todas as etapas dos nossos processos produtivos, adotando alternativas que respeitam os princípios éticos que regem a nossa empresa”, destaca Mateus Szablewski, químico industrial da Mercur. 

Entre as vantagens do método in vitro estão: precisão equivalente aos métodos tradicionais, maior controle e reprodutibilidade, diversidade de experimentos e, acima de tudo, respeito à vida. Com essa postura, a Mercur reafirma sua liderança em inovação ética, mostrando que é possível entregar produtos seguros e de alta qualidade sem recorrer à crueldade animal — um passo que a empresa deu anos antes da obrigatoriedade legal para alguns setores industriais.  

 

Sobre a Mercur                 

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), completou 100 anos em junho de 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social.          

Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida - pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance).        

  Possui aproximadamente 630 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência.        

  É uma empresa focada na inovação, ao desenvolver produtos com especialistas em saúde para impactar positivamente a vida das pessoas e cocriar as melhores soluções de negócios em colaboração. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br      

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA ZOPPAS DE ALBUQUERQUE
[email protected]


Notícias Relacionadas »