MENU

Projeto cultural une artistas brasileiros e chilenos em shows e oficinas em Pirenópolis

Verbo Nostro
29/08/2025 17h21 - Atualizado há 6 horas
Projeto cultural une artistas brasileiros e chilenos em shows e oficinas em Pirenópolis
divulgação
Brasília (DF), 28 de agosto de 2025 – O grupo chileno Merkén, referência em música de raiz latino-americana, segue em circulação pelo Brasil com o projeto “Andes Tarde que Nunca”, realizado em parceria com a Camerata Caipira e o Ponto de Cultura Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi). A temporada começou em Brasília, no último domingo (24/8), com uma oficina sobre música popular chilena contemporânea e o show Canciones por Fundamento, no Infinu Comunidade Criativa. Hoje, sexta-feira (29/8), o grupo apresenta-se no Muzza Jazz, em Pirenópolis, a partir das 20h.

O ponto alto acontece amanhã, sábado (30/8), dentro da programação do Festival Ipadê, também em Pirenópolis, reunindo oficinas, cortejo, rodas de coco e apresentações musicais de diversos grupos, entre eles Camerata Caipira, Zabumba de Chita, Pé de Cerrado e o próprio Merkén.

Conexões musicais
A iniciativa celebra mais de uma década de intercâmbio entre os artistas brasileiros e chilenos, com encontros que valorizam a cultura popular, a criação autoral e o diálogo entre tradições dos dois países.

Isabella Rovo, coordenadora do projeto e integrante da Camerata Caipira, destaca a sintonia artística: “Ambos desenvolvem um trabalho de pesquisa em ritmos tradicionais de seus países, com repertórios autorais e arranjos contemporâneos, mas profundamente enraizados na ancestralidade.”

Durante a pandemia, os grupos chegaram a gravar de forma remota a canção inédita Antes que o Mundo Acabe, disponível no YouTube, reforçando a continuidade da troca cultural.

Próximos passos: Chile em outubro
Depois das apresentações em Brasília e Goiás, a Camerata Caipira viaja ao Chile em outubro, para dar sequência à residência artística com oficinas, shows e a criação de uma canção coletiva que evidencie as singularidades e conexões da música latino-americana.

Realização
O intercâmbio “Andes Tarde que Nunca” é uma produção do Ponto de Cultura COEPi, realizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (MINC), operacionalizada pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, com apoio do Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio – Gobierno de Chile.

Sobre o grupo Merkén
Com mais de 18 anos de trajetória, o grupo Merkén dedica-se à música de raiz latino-americana e ao legado da Nueva Canción Chilena. Suas composições combinam vozes solo e corais, instrumentos de diferentes regiões do continente, poéticas reflexivas e um compromisso artístico com a memória e a crítica cultural. A riqueza vocal — tanto em solos quanto em harmonias corais — é uma das marcas diferenciadas da sonoridade do Merkén.

O grupo prepara o lançamento de seu novo álbum, Cancione por Fundamento , que reúne composições criadas como resposta poética e afetiva a um mundo em colapso. São canções que propõem caminhos sensíveis e críticos diante das transformações sociais e ambientais da atualidade.

Formação atual:
•Fernanda Mosqueda (charango)
•Camila Vaccaro (acordeão, jarana)
•Gonzalo Ramos (quatro venezuelano, percussão latino-americana)
•Felipe Valdés (violão)
•Felipe Martínez (baixo elétrico)
•Antonio Luna (violão, guitarrón chileno, quena)

CANAIS DO GRUPO
Instagram: @grupomerken/
Facebook: grupomerken/
YouTube: @cantomerken

Sobre o grupo Camerata Caipira
O grupo é conhecido por sua variada formação musical, versatilidade e performance criativa. É formado por integrantes nascidos em diferentes cidades do Brasil, que escolheram a camerata como configuração do grupo para criar uma sonoridade própria. A Camerata Caipira faz uso da viola caipira, cavaquinho e violões de seis e sete cordas. Juntos, os músicos mostram a cultura brasileira em versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão. 

Com um trabalho autoral enraizado na cultura popular e focado no resgate e na valorização dos bens naturais, o grupo possui dois álbuns gravados: o primeiro, lançado em 2014 com o mesmo nome do grupo, faz um apanhado da diversidade dos rincões do Brasil. O segundo, intitulado “Cadê o Bicho que tava aqui?” e lançado em 2019, enaltece a fauna da região dos Cerrados e é voltado a crianças de zero a 100 anos. Em 2021, o álbum ganhou mais seis novas faixas, em formato digital, iniciativa que marcou as ações de 10 anos do grupo, além de diversos videoclips gravados nesta trajetória.

Formação atual:
Edson Arcanjo (Violão)
Isabella Rovo (Voz)
Nelson Latif (Violão 7 cordas e Cavaquinho)
Sandro Alves (Percussão)
Victor Batista (Voz e Viola Caipira)
CANAIS DO GRUPO
Site: www.cameratacaipira.com.  
Instagram: @cameratacaipira
Facebook: @cameratacaipiraoficial 
YouTube:  www.youtube.com/@CamerataCaipira

SERVIÇO
PIRENÓPOLIS – Muzza Jazz
Endereço: Fazenda Mar e Guerra - GO-225, Km 02 – Pirenópolis

Data: 29/08 – Sexta-feira
Horário: 20h – Show com grupo Merkén
Ingressos: R$ 50
Reservas via Instagram: @muzzajazzclube

PIRENÓPOLIS – Festival Ipadê (Sede da Comunidade Educacional de Pirenópolis - COEPi)
Endereço: R. do Carmo, 0 - Bairro do Carmo, Pirenópolis 

Data: 30/08 – Sábado
Horário: 10h – Oficina com grupo Merkén
Formato: Prática de conjunto com instrumentos de cordas, percussão e vozes
Obs. Entrada gratuita (mediante inscrição)
16:30h – Cortejo dos Baques de Maracatu (saída do coreto da feira de artesanato)

18h – Apresentação Baque Trinca Ferro e Bloco Ipadê

18h30 – Show Camerata Caipira

19h – Show grupo Merkén

20h – Roda de Coco com Zabumba de Chita

20h30 – Show grupo Pé de Cerrado 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »