Ribeirão Preto, 27 de setembro de 2025 – A artista do corpo Idris Bahia estreia em Ribeirão Preto o espetáculo Essa Maria Não Sou Eu, com apresentações em duas datas no mês de setembro. No dia 3/9 (quarta-feira), a montagem será na Arena Porão (Rua 21 de Abril, 375 - Vila Tibério), às 14h30, com recurso de audiodescrição, e às 20h, com interpretação em Libras. Já no dia 12/9 (sexta-feira), o espetáculo será realizado no Marista Escola Social Ir. Rui (Avenida Manoel Antônio Dias, 2155 – Jardim Maria da Graças), em duas sessões: às 11h, voltada a grupo fechado, e às 19h, aberta ao público, com capacidade limitada a 30 pessoas. Para esta última sessão, os ingressos devem ser retirados até o dia 11/9 pelo link disponível na bio do projeto @essamarianaosoueu.
Dirigido por Adriana Scannavez, o espetáculo é um solo de dança contemporânea, uma criação artística que explora a reinvenção do papel social da mulher. O projeto foi contemplado pelo Edital 003/2024 - Cultura em Ação de Ribeirão Preto e tem patrocínio da ONG Finac.
A criação coreográfica constrói uma narrativa e traça um percurso sensível sobre a reinvenção do papel social da mulher, ancorando-se na memória e na ancestralidade. Em cena, o corpo da intérprete denúncia ressignifica e se impõe como território de resistência, tendo como eixo simbólico o movimento do quadril e a bacia d’água equilibrada na cabeça - metáforas de um passado opressor e de um futuro em transformação.
Fruto de uma pesquisa acadêmica e artística desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o espetáculo tem duração de 25 minutos e é seguido por rodas de conversa abertas ao público, promovendo escuta ativa e diálogo sobre gênero, violência e emancipação. A proposta busca aproximar novos públicos da linguagem da dança contemporânea, por meio de ações formativas que articulam arte, empoderamento e transformação social.
A programação completa pode ser acessada pelo Instagram @essamarianaosoueu. Mais informações pelo e-mail:
[email protected].
Sobre Idris Bahia (artista e ministrante da oficina) Idris Bahia é coreógrafa, artista-pesquisadora da dança e produtora cultural. Graduada em Dança pela UFRJ, com Qualificação em Projetos Socioculturais pela PUC-Rio, há mais de uma década articula corpo e cultura, desenvolvendo trabalhos que conectam as artes performativas ao ativismo social. Suas criações atravessam as poéticas da dança contemporânea, da memória afetiva e da escuta do movimento como forma de linguagem e expressão. Desde 2022, vive em Ribeirão Preto e é co-fundadora da Casa Grafite, espaço dedicado à comunicação e à cultura. Ao longo de sua carreira, integrou companhias e projetos de dança como intérprete-criadora, preparadora corporal e assistente de direção.
Ficha Técnica do Projeto
Bailarina e oficineira: Idris Bahia
Direção Cênica: Adriana Scannavez
Figurino: Zezé Cherubini
Desenho e Operação de Luz: Michel Mika
Desenho e Operação de Som: Gali Garófalo
Audiovisual e Fotografia: Jonas Golfeto
Registro Fotográfico (atividades): Lais Cupoli e GX Bernardi
Design Gráfico: Eduardo Maziero e Natalia Junqueira
Coordenação de Comunicação: Casa Grafite
Assessoria de Imprensa: Verbo Nostro
Produção Executiva: Fernanda Moura e Idris Bahia
Audiodescrição: Priscilla Figueiredo
Intérprete de Libras: Pamela Cupaiuolo
Consultora de acessibilidade: Ingrid Loyo
Produção: Palimpsesto Produções Artísticas
SERVIÇO
O que: 2a fase do Projeto “Essa Maria Não Sou Eu”
Espetáculos de Dança Contemporânea
Quando: Setembro/2025
Agenda
Data: 3 de setembro (quarta-feira)
Local: Arena Porão (Rua 21 de Abril, 375 - Vila Tibério)
Horário: 14h30 (Audiodescrição) e 20h (Libras)
Data: 12 de setembro (sábado)
Local: Marista Escola Social Ir. Rui (Avenida Manoel Antônio Dias, 2155 – Jardim Maria da Graças)
Horário: 11h (para grupo fechado) e 19h (sessão aberta) com capacidade para 30 pessoas. A retirada do ingresso pode ser feita até o dia 11/9 pelo link na bio do projeto @essamarianaosoueu)
“O conteúdo veiculado, inclusive opiniões, é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura do Fundo Municipal de Cultura ou da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto”.