MENU

Black Friday 2025: como o varejo planeja escapar do colapso logístico

Veja como a Westwing transforma aprendizados de anos anteriores em eficiência e previsibilidade durante o maior pico de vendas do varejo online

MARIANA MORAES SPELTA
05/11/2025 10h30 - Atualizado há 5 dias
Black Friday 2025: como o varejo planeja escapar do colapso logístico
Banco de imagem - Pixabay

A Black Friday é sinônimo de oportunidade e também de grandes desafios para as operações logísticas. Em meio ao aumento exponencial de pedidos, garantir agilidade, previsibilidade e qualidade nas entregas tornou-se essencial para sustentar a experiência do cliente. Com essa visão, a Westwing, referência em decoração e lifestyle, aprimorou sua operação com o suporte da Drivin, plataforma de gestão de transporte (TMS) que vem otimizando a performance logística da empresa.

Com uma base ampla e diversificada de produtos e SKUs (Stock Keeping Unit), a Westwing enfrenta anualmente o desafio de manter a fluidez das entregas durante os períodos de pico. Segundo Cristiane Melo, líder de transporte da Westwing. o segredo está em transformar dados e aprendizados de anos anteriores em planos de ação concretos. 

“Estamos nos preparando e analisando todos os gaps que tivemos nos anos anteriores e implementando ações para que não se repitam, desde reforços de conectividade e acordos com agregados até treinamentos de frota e melhor uso dos aplicativos”, explica.

Essas medidas são potencializadas por tecnologias como a da Drivin, que permite monitorar frotas em tempo real, otimizar rotas e aumentar a ocupação de veículos, resultando em redução de custos de frete e tempo de entrega. Após a implantação do TMS SaaS da empresa, por exemplo, a Westwing reduziu de sete para cinco o número de veículos utilizados, alcançando uma diminuição significativa nos custos operacionais além de 20 minutos a menos no tempo das entregas diárias.

A solução da Drivin também facilita a comunicação entre motoristas e centrais, promovendo uma operação mais transparente e ágil, aspectos decisivos em datas de grande volume como a Black Friday. “Nosso papel é garantir que clientes como a Westwing tenham uma operação sem fricções, mesmo nos momentos mais intensos do e-commerce. A tecnologia da Drivin oferece visibilidade total da operação, controle sobre cada entrega e respostas rápidas diante de qualquer imprevisto”, afirma Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin no Brasil.

Além da tecnologia, o fator humano continua essencial. Treinamentos, engajamento e cultura operacional fortalecem o uso das ferramentas e asseguram uma logística mais previsível, sustentável e orientada por dados, capaz de sustentar o crescimento do e-commerce sem perder o foco na experiência do cliente.

Sobre a Drivin A Drivin é uma scale-up que otimiza os processos logísticos de frotas líder no mercado. Considerado o melhor partner tecnológico, a plataforma está mudando a forma como a logística de despacho é planejada e executada em grandes empresas ao redor do mundo por meio do seu Sistema de Gestão de Transporte (TMS SaaS), desenvolvido com o intuito de atender às principais necessidades logísticas. Criada em 2014, a empresa possui portfólio com mais de 600 empresas, que operam em 25 países a partir de escritórios no Chile, Peru, México, Brasil, Colômbia, Espanha e Equador. A empresa otimiza e monitora mais de 50 mil veículos diários. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mariana Moraes Spelta
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.