Ocupação Preta, projeto do CCBB inspirado no Mês da Consciência Negra, recebe shows internacionais
Programação gratuita recebe, entre outros, a cantora hondurenha Indiana Nomma, a cantora moçambicana Lenna Bahule e o músico estadunidense Andy Blanc; Do Brasil participam Paulla Zeferino, o grupo Samba de Dandara e o coletivo Gumbootdancebrasil
SYLVIO NOVELLI ASSESSORIA EM COMUNICAçãO
05/11/2025 10h40 - Atualizado há 5 dias
Indiana Nomma - crédito JF Diorio
O programa CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou para novembro, mês em que se expressa e se reafirma a Consciência Negra, uma programação especial, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre este tema tão fundamental para a sociedade brasileira. Dentro deste contexto, será realizado o projeto Ocupação Preta: Florescer Origens que, ao longo do mês, reunirá atividades como música e dança com artistas estrangeiros e brasileiros. A programação é inteiramente gratuita. Música – A programação musical da Ocupação Preta, que ocupará a rotunda do prédio histórico do CCBB SP, tem início no dia 15/11, às 13h, com o show da cantora hondurenha Indiana Nomma, que interpretará obras de divas do Jazz, como Billie Holiday. Em seguida, às 15h, o músico estadunidense Andy Blanc mostra seu jazz com raízes no hip hop, acompanhado de sua banda The Odds Band. No dia seguinte, 16/11, às 13h, a cantora Paulla Zeferino apresenta ao público as raízes do seu forró de pé de serra, tradicional da cultura nordestina, que busca enfatizar a potência da mulher. No mesmo dia, às 15h, o grupo Samba de Dandara diverte o público com uma roda de samba composta exclusivamente por mulheres. Dentre os clássicos do samba, o grupo irá tocar “Verdade”, “Coisa de Pele” e “Zé do Caroço”. Por fim, no dia 20/11, às 15h, a cantora multi-artista, arte-educadora e ativista cultural moçambicana Lenna Bahule mostra seus sons rítmicos que misturam tradição indígena com contemporaneidade africana. Dança – Também no dia 20/11, o grupo Gumbootdancebrasil, criado em 2008 pelo coreógrafo e diretor Rubens Oliveira, mostra seu trabalho, tendo como base rítmica a percussão corporal e os cantos como elementos principais.
Serviço: Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal. Informações: (11) 4297-0600 Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h. Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m). Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FAUSTO CABRAL VALENTIN DA SILVA
[email protected]