O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra acontece em Campinas de 12 de setembro a 14 de novembro, com a missão de promover a valorização da cultura negra entre professores e estudantes. A iniciativa engloba oficinas de literatura afro-brasileira destinadas a docentes e oficinas de teatro para crianças. Cada turma participante de crianças receberá acervos de livros e conjuntos de instrumentos musicais de origem africana. Ao fim da formação, será apresentado ao público um espetáculo que reúne alunos, professores e membros da comunidade. No total, são contemplados 60 professores e 1.840 alunos.
As atividades têm como objetivo principal contribuir para o combate ao racismo e à violência contra populações negras, por meio da arte e do conhecimento. O projeto também apoia a implementação da Lei nº 10.639/03, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas.
Pela legislação brasileira, conteúdos relacionados à história e cultura afro-brasileira devem ser ministrados em todos os anos do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Entretanto, ir além do currículo formal é essencial: a prática exige diálogo constante entre alunos e professores.
Desde a educação infantil, conteúdos culturais podem ser introduzidos por meio das artes e da música, linguagens especialmente eficazes nesse estágio de desenvolvimento.
“Nosso propósito com Raízes é oferecer aos professores uma formação crítica e comprometida em literatura afro-brasileira, para que, pelas artes cênicas, possamos fortalecer a criatividade, a imaginação, a autoestima e o sentimento de pertencimento nas crianças”, afirma o Grupo Komedi.
A relevância de iniciativas como essa se confirma em pesquisas recentes. Um levantamento realizado em 2024 pela Fundação Itaú, em parceria com o Observatório Equidade.Info, revelou que 54% dos professores no Brasil já presenciaram casos de racismo entre alunos — índice que sobe para 67% no Ensino Fundamental II. O mesmo estudo apontou que grande parte dos docentes não se sente preparada para lidar com essas situações em sala de aula (Agência Brasil).
Conectar crianças e adolescentes precocemente à sua identidade e cultura negra é fundamental para desenvolver autoestima e desconstruir concepções racistas. A sala de aula pode despertar o interesse pela leitura e agir como catalisador de mudanças também no ambiente familiar. Por isso, professores têm papel decisivo: precisam estar preparados para mediar leituras de obras literárias negras, frequentemente negligenciadas, e promover a interação social que afirme a identidade dos alunos.
Por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto ‘Raízes: Identidade e Cultura Negra’ tem a produção da Faço Art Produções, apoio da Komedi e realização pelo Ministério da Cultura e Governo Federal. Do lado do povo brasileiro.
Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Raízes: Identidade e Cultura Negra” em Campinas (SP)
Local: EMEFEI / EJA Dr. João Alves dos Santos
Endereço: Rua Manoel Thomaz, 288, Bairro Boa Vista
Oficinas com alunos:
12/09/2025 – Turma 1 (09h40 - 11h10), Turma 2 (12h50 - 14h20)
19/09/2025 – Turma 1 (09h40 - 11h10), Turma 2 (12h50 - 14h20)
26/09/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
03/10/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
10/10/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
17/10/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
24/10/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
31/10/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
07/11/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
14/11/2025 – Turma 1 (08h00 - 11h00), Turma 2 (13h00 - 15h00)
Oficinas com professores:
15/09/2025 15h30 ás 18h00
22/09/2025 15h30 ás 18h00
29/09/2025 15h30 ás 18h00
06/10/2025 15h30 ás 18h00
13/10/2025 15h30 ás 18h00
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CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
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