Trio Solar lança segundo EP no JazzB e celebra a música instrumental feita por mulheres
Agenda acontece na quarta-feira, 5 de novembro de 2025, às 21h, como parte da programação especial que celebra os 12 anos da casa
Junior
04/11/2025 10h35 - Atualizado há 6 dias
Trio Solar | Divulgação
Com um som que transita entre o jazz contemporâneo, a música brasileira e o experimental, o Trio Solar apresenta o show de lançamento do EP Nunca Sai de Moda no JazzB, em São Paulo, na quarta-feira, 5 de novembro de 2025, às 21h, como parte da programação especial que celebra os 12 anos da casa. A apresentação traz o repertório do segundo EP da série Encontros Instrumentais, do Selo Sesc, e marca o retorno das artistas ao palco com novas composições e releituras.
Gravado em apenas três dias no Estúdio Space Blues, em São Paulo, o EP evidencia a sintonia entre as três instrumentistas - Débora Gurgel (piano), Vanessa Ferreira (contrabaixo) e Vera Figueiredo (bateria) - que se unem em torno da improvisação, da liberdade criativa e da força da música instrumental feita por mulheres.
O repertório inclui as três faixas do novo EP, Amanhecer, Solar e Nunca Sai de Moda, compostas pelas próprias integrantes, além de obras autorais como Até Onde a Alma Leva, de Débora Gurgel, e Deep Inside, de Vera Figueiredo. O show traz ainda releituras sofisticadas de clássicos da música brasileira, entre eles Cravo e Canela e Vera Cruz, de Milton Nascimento, e Me Deixa em Paz, de Monsueto e Ayrton Amorim.
Débora Gurgel é pianista, flautista, compositora e arranjadora com mais de 45 anos de carreira, reconhecida por unir a linguagem da música popular brasileira à improvisação jazzística. Já lançou 15 álbuns autorais e atua também como educadora e arranjadora da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, Orquestra Jovem Tom Jobim, OCAM e SP Big Band.
Vanessa Ferreira, contrabaixista da cena paulistana, é pesquisadora da música instrumental e integrante de projetos como a Orquestra Laboratório Bastet. Seu trabalho explora diálogos entre a diáspora negra, o groove e a improvisação contemporânea.
Vera Figueiredo é baterista, compositora e fundadora do Instituto de Bateria Vera Figueiredo (IBVF Brasil). Já se apresentou em palcos e festivais internacionais, como o Baked Potato e o Troubadour (EUA), e participou de projetos com Eliane Elias, Toninho Horta, Nana Caymmi e Milton Nascimento. É também criadora do festival Batuka! Drum Fest e autora do livro Vera Cruz Island – Brazilian Rhythms for Drumset, publicado pela editora americana Hudson Music.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDIVALDO CLEMENTINO DA COSTA JUNIOR
[email protected]