MENU

Pacotes emergenciais de crédito para PMEs: 95% dos respondentes não buscaram acesso ou não conheciam opção, mostra pesquisa da Serasa Experian

• 5% dos respondentes já utilizaram tal recurso

BRUNA LEONE
04/11/2025 09h17 - Atualizado há 5 dias
Pacotes emergenciais de crédito para PMEs: 95% dos respondentes não buscaram acesso ou não conheciam opção,
divulgação
  • Dessas, 68% acham que o recurso contribuiu positivamente para o negócio
  • Comércio é o segmento que mais utilizou o recurso

São Paulo, 4 de novembro de 2025 – Uma pesquisa inédita realizada recentemente pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, mostra que 95% dos respondentes não buscaram ou não sabiam da existência de pacotes emergenciais de acesso ao crédito disponíveis no mercado para as pequenas e médias empresas. Dentre essa parcela, 27% apresentam, de acordo com o levantando, desconhecimento sobre essa modalidade, enquanto 68% nunca a solicitaram.

Criados para oferecer suporte financeiro para as empresas, em especial as PMEs, em momentos instabilidade econômica, os pacotes emergenciais de crédito buscam garantir a continuidade das operações, o fluxo de caixa estável e a liquidez das operações. As pequenas e médias são as operações que em momentos economicamente desafiadores são as mais afetadas, e, por isso, esses programas reúnem medidas como linhas de crédito com condições facilitadas, prazos estendidos e garantias parciais do governo. O último anúncio, por exemplo, sobre pacotes de crédito para apoiar os negócios foi realizado frente as tarifas que o governo americano implementou para importação sobre determinados produtos brasileiros, o Tarifaço.

“O crédito é um recurso importante para os empreendedores, podendo ser uma alavanca para impulsionar os negócios ou, mesmo, funcionar como um apoio em momentos mais desafiadores. Entretanto, é fundamental que as PMEs façam empréstimos ou comprem a prazo com responsabilidade e planejamento, procurando entender bem quais são as opções disponíveis no mercado, os prós, contras, finalidades e condições de cada uma para tomar a melhor decisão”, explica o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

68% das PMEs que contrataram o empréstimo consideram o benefício positivo para o negócio
Para os 5% dos respondentes que já acessaram algum pacote emergencial, quando perguntados sobre o processo de contratação, 40% o consideraram fácil ou muito fácil, 40% difícil ou muito difícil e 20% apresentam um parecer de neutralidade.

Os dados têm também a percepção das PMEs sobre o impacto dessa medida em seus negócios nos próximos seis meses. 68% avaliam como muito positivo ou positivo. 15% entendem que não terá nenhum impacto. Em contrapartida, 18% veem o impacto como pouco ou muito negativo.

Comércio é o segmento que mais recorreu ao recurso
Os dados apresentam ainda, entre os empreendedores que obtiveram algum pacote de crédito, o perfil de empresas que eles possuem. 52% são pequenas e médias empresas do comércio, 33% são do segmento de serviços e 15% da indústria.

Entre a divisão regional desses negócios, 33% deles são do Sudeste, 25% do Norte, 19% da região Sul. 13% dos respondentes são do Nordeste e, por fim, 10% do Centro-Oeste.

Em termos de porte, 44% dos respondentes são MEIs, 24% são de microempresas e 11% são de empresas de pequeno porte. Por outro lado, 10% são de empresas médias e a mesma porcentagem de grandes empresas.  

“Em um cenário de maior restrição ao crédito, provocado pela alta dos juros, é essencial que as PMEs estejam preparadas para aproveitar as oportunidades disponíveis, como os pacotes emergenciais de acesso ao crédito. A maioria dos empreendedores que já utilizaram consideram que o recurso trouxe benefícios para o negócio. Por outro lado, a grande maioria ainda não conhece ou nunca utilizou, o que evidencia duas coisas: a primeira, que o crédito continua sendo uma alavanca importante de crescimento, e a segunda que é preciso que os empreendedores saibam que esses recursos existem, de modo que cada vez mais empresas possam ser beneficiadas”, finaliza Genero.  

Crédito e o Score PJ
A pontuação do Score PJ, que varia de 0 a 1000, indica a probabilidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros dentro de um período e funciona como a reputação financeira das empresas perante o mercado, em que quanto maior o valor, menor risco de crédito a empresa apresenta. O Score PJ é um dos principais indicadores para credores na concessão de crédito.

A consulta do Score PJ próprio pode ser feita de forma gratuita no site da Serasa Experian, disponível em www.empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score. A classificação é baseada em critérios financeiros e comportamentais, além de considerar dados cadastrais, inclusão no Cadastro Positivo, dívidas em aberto e a relação com o mercado.

Para ajudar os empreendedores a compreenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian possui ainda uma funcionalidade que ajuda PMEs, dentro da interface de consulta, com acesso gratuito e intuitivo. Ela traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento do Score e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. Além disso, a datatech preparou um ebook que traz dicas para os empreendedores cuidarem e melhorarem sua pontuação e a importância do monitoramento do Score PJ.

Metodologia
A pesquisa teve 1.771 respondentes no site da Serasa Experian durante os meses de agosto e setembro de 2025.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Leone Romancini
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.