MENU

Biomedicina tudo que você precisa saber sobre o curso

A área da Biomedicina une saúde e tecnologia para formar especialistas em diagnósticos e procedimentos

ANDRé ELOI
03/11/2025 21h11 - Atualizado há 1 semana
Biomedicina tudo que você precisa saber sobre o curso
Liubomyr Vorona
 

Escolher um curso superior não é simples, o estudante deve levar muitas variáveis em conta, como sua vocação, mercado de trabalho, universidades disponíveis, duração do curso, etc. Um dos cursos que tem se destacando no Brasil, que se tornou referência mundial no setor, é o de Biomedicina.

A Biomedicina se destacou nos últimos anos como um curso relacionado aos bastidores da área da saúde, mas com duração menor que um curso de Medicina e ampla variedade de funções que o aluno formado pode atuar.

O que é o curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina é o estudo que une a biologia humana com a medicina de forma a compreender melhor o funcionamento dos diferentes sistemas do corpo, além de identificar patologias através de exames.

O curso tem duração média de 4 anos, dentro de cada semestre os alunos estudam matérias como Anatomia Humana, Microbiologia, Imunologia, Genética e outros processos que sustentam a vida do nosso corpo.

Na segunda metade do curso, os alunos passam a se especializar em análises clínicas, análise de imagens, técnica laboratorial, parasitologia, e manuseio de equipamentos laboratoriais.

Por fim, no final do curso os alunos passam pela iniciação, estágios supervisionados para as áreas desejadas, projetos de pesquisa e apresentação do TCC.

Onde um biomédico pode atuar?

O biomédico é um profissional da área da saúde muito versátil, podendo atuar em até 30 áreas diferentes, sendo limitado apenas pelas especializações escolhidas. 

Entre as principais funções pode-se destacar a área de análise clínica e laboratorial, seja em um hospital ou centro de exames, lá o biomédico vai executar o exame propriamente dito, como contagem de plaquetas, análise de urina, etc.

Outra área muito importante é a de imagens e diagnóstico, onde o biomédico vai operar aparelhos de raio-x, densitometria óssea, ressonância magnética e tomografia, a fim de gerar as imagens necessárias para o tratamento dos pacientes.

Por fim, outra área de grande destaque dentro do curso é a biomedicina estética, nessa área o profissional pode aplicar processos estéticos não cirúrgicos nos pacientes, como aplicação de botox, peeling, microagulhamento, criolipólise entre outros procedimentos que não necessitam de assistência médica.

Desafios para o biomédico

Embora a Biomedicina seja uma área ampla e com muitas oportunidades, a competição também é igualmente vasta e a necessidade de atualização frente às novas tecnologias é constante. Portanto, é muito importante investir em um curso de biomedicina de qualidade em uma universidade de peso para garantir melhores chances no mercado de trabalho.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.