Mudanças climáticas e formação de professores estão entre os temas que mais mobilizam educadores no campo da formação continuada. É o que revelou a 16ª edição do Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, realizada em 18 de outubro de 2025, na Escola Lourenço Castanho, em São Paulo. Voltado ao compartilhamento de experiências entre profissionais da educação, o encontro reuniu quase 500 projetos inscritos, 1.000 participantes de diversos estados do Brasil.
O Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC) promoveu o Congresso com o objetivo de fomentar a troca de aprendizados entre práticas, metodologias e estratégias de gestão da educação pública e privada, contribuindo para a melhoria sistêmica da equidade e da qualidade educacional no país.
“Tivemos projetos de todos os níveis de formação e um número equilibrado de instituições públicas e privadas, quase 50% de cada uma. A maioria dos professores veio de São Paulo e do interior paulista, mas tivemos pessoas da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina”, comenta Alexandre Sayad, presidente do ICLOC, destacando que a maioria absoluta dos participantes possui pós-graduação.
A programação incluiu, ainda, a exposição Invenções que Transformam: criando um futuro sustentável e, paralelamente, um encontro do grupo TE&TI Partners, comunidade que conecta gestores educacionais das áreas de tecnologia e educação e realiza reuniões mensais.
Nesta edição de 2025, foram inscritos 474 projetos: 156 da educação infantil, 118 dos anos iniciais do ensino fundamental, 95 dos anos finais, 54 do ensino médio, 13 de formação de professores, 5 do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e 33 de outros níveis.
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BARTIRA BETINI NUNES
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