Plantio de mudas marca nova etapa de bairro em Imbituba
Empreendimento vai ser entregue em dezembro com foco em sustentabilidade
DANIELE LOTTERMANN
03/11/2025 19h17 - Atualizado há 1 semana
Divulgação
No último sábado, 01/11, o loteamento Reserva do Lago, em Araçatuba, Imbituba, foi palco de um evento que chamou a atenção. A movimentação teve início às 7h da manhã quando mudas de árvores frutíferas e nativas foram plantadas nas áreas comuns do empreendimento. ”Foi um sucesso!” comemora Guilherme Trevisan, diretor do Grupo Lumis. Durante toda a manhã, clientes, moradores e a comunidade local puderam participar do acontecimento. A ação marca o início da fase viva do bairro e reforça o compromisso da Costa Sul Urbanismo com a sustentabilidade, o urbanismo planejado e a qualidade de vida da cidade.
As espécies selecionadas foram cuidadosamente escolhidas por critérios técnicos e ambientais, priorizando árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica, adaptadas ao solo e ao clima litorâneo de Imbituba. Entre elas estão Ipê-amarelo, Manacá-da-serra, Eritrina (Mulungu), Falso-barbatimão, Grumixameira, Cereja-do-Rio-Grande, Araçá, Guabiroba e Aroeira-vermelha. Ao todo, o projeto contempla 569 mudas distribuídas entre as praças, o parque e o sistema viário. O projeto de arborização é definitivo e faz parte do plano urbanístico aprovado do loteamento, com objetivo de integrar a natureza ao cotidiano do bairro, melhorar o microclima, aumentar a permeabilidade do solo, estimular a biodiversidade e fortalecer a consciência ambiental dos futuros moradores. Todas as praças, parques e espaços criados no empreendimento são públicos e serão oficialmente doados à comunidade. “O Reserva do Lago, loteamento aberto em Imbituba, foi concebido para ser um bairro planejado, sustentável e acessível, com infraestrutura completa e de alta qualidade”, explica Guilherme.
O loteamento já conta com infraestrutura entregue e em operação, incluindo sistema de drenagem em tubulação de concreto, rede de água tratada, rede de esgoto seca aguardando operação da SAMAE, pavimentação em paver intertravado, sistema de eletrificação e iluminação pública em LED, rampas de acessibilidade, arborização viária com espécies nativas e frutíferas da Mata Atlântica, praças públicas equipadas com pet place, espaço kids e áreas de convivência, além do paisagismo completo das praças, parque e áreas verdes. Todo esse conjunto será entregue 100% concluído.
O Reserva do Lago foi lançado em 2023 e será entregue no próximo mês, com terrenos a partir de 300 m². O empreendimento conta com áreas verdes, espaços para convivência e piquenique, pet place, academia ao ar livre e playground. Localizado a poucos quilômetros de Florianópolis, tem fácil acesso à Serra Catarinense e ao Rio Grande do Sul, além de proximidade com mercados, escolas, gastronomia e comércio local. A região de Imbituba e Garopaba é um polo de investimento em imóveis, especialmente em terrenos, atraindo compradores interessados em moradia, lazer e investimento. A área é rica em belezas naturais, com praias, dunas, lagoas, cachoeiras e piscinas naturais, e faz parte da Rota da Baleia Franca, único berçário da espécie no país. Durante a temporada, de julho a novembro, as baleias podem ser observadas nas diversas praias da região, que também é destino de surfistas e possui terminal portuário.
A Costa Sul Urbanismo, responsável pelo Reserva do Lago, atua há 15 anos na concepção e construção de loteamentos residenciais e comerciais em Santa Catarina, especialmente na Grande Florianópolis e no Sul do Estado. Parte do Grupo Lumis, presente no Estado há 37 anos, a empresa se dedica a oferecer experiências únicas de investimento e moradia, priorizando qualidade, segurança e inovação.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELE LOTTERMANN
[email protected]