MENU

Mostra de Cinema Semil Ecofalante COP30 exibe filmes em 83 cidades paulistas

evento promove exibições em cidades participantes do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil)

ATTI COMUNICAÇÃO
30/10/2025 11h50 - Atualizado há 2 semanas
Mostra de Cinema Semil Ecofalante COP30 exibe filmes em 83 cidades paulistas
ecofalante

A Mostra Ecofalante de Cinema e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) promovem, de 20 a 31/10, um circuito de exibição de filmes de conteúdo socioambientais que percorre 83 municípios paulistas participantes do Programa Município VerdeAzul.

A Mostra de Cinema Semil Ecofalante: COP 30 celebra a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), evento que acontece em novembro, em Belém. 

Dois títulos foram selecionados para esta Itinerância. Voltada ao público infantojuvenil, a animação “Kigalinha” (2022, 20 min), de Gabriel Justo e Felipe Santana, acompanha uma galinha ciborgue que vem do futuro com a missão de buscar ajuda para evitar as consequências do aquecimento global no planeta. 

Já o documentário “Parceiros da Floresta” (2022, 48 min) é definido por seu diretor, Fred Rahal, como um “filme-manifesto” por uma nova visão de economia florestal sustentável e inclusiva como estratégia para mitigação e adaptação às mudanças climáticas. 

“A parceria entre a Ecofalante e a Semil tem se mostrado de grande relevância para a promoção de ações de educação ambiental no Estado de São Paulo”, afirma Lara Costa, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria. Segundo ela, “desde 2018, oferecemos aos municípios uma forma inovadora e lúdica de tratar temas sensíveis e essenciais, utilizando o cinema como ferramenta de sensibilização e reflexão. A partir de temas sugeridos pela equipe da Semil e com apoio de curadoria da equipe da Ecofalante, incentivamos o debate e o engajamento de diferentes atores da sociedade – gestores públicos, educadores, estudantes e cidadãos – em torno dos desafios socioambientais do nosso tempo. Trabalhamos com temas atuais e transformadores”.

Para Ricardo Marchiori, Coordenador de Interface Regional e Local da Semil, “a parceria fortalece um dos pilares do programa Município VerdeAzul: a Educação Ambiental. Neste ano de COP 30, os municípios tiveram adesão recorde à iniciativa, o que permitirá aproximar a agenda climática global para mais perto dos municípios paulistas". 

A relação das cidades participantes da Mostra de Cinema Semil Ecofalante: COP 30 é seguinte:
Alto Alegre, Alumínio, Álvares Machado, Americana, Andradina, Aparecida D’Oeste, Assis, Avai, Bernardino de Campos, Bertioga, Borborema, Brodowski, Brotas, Cajati, Campos do Jordão, Cananéia, Catanduva, Cesário Lange, Clementina, Cordeirópolis, Cosmópolis, Cruzeiro, Cunha, Descalvado, Estância Turística de Olímpia, Floreal, Franca, Francisco Morato, Guaiçara, Guzolândia, Ibitinga, Iguape, Indaiatuba, Iracemápolis, Itapecerica da Serra, Itápolis, Itatinga, Itu, Itupeva, Jacareí, Jambeiro, Jardinópolis, Laranjal Paulista, Lavrinhas, Lins, Lourdes, Louveira, Macaubal, Marinópolis, Mendonça, Mongaguá, Monte Azul Paulista, Novais, Novo Horizonte, Palmital, Pardinho, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Piquerobi, Pontalinda, Potirendaba, Presidente Prudente, Rancharia, Registro, Riversul, Salto, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Maria da Serra, Santa Mercedes, São Francisco, São José do Rio Preto, São Miguel Arcanjo, São Simão, São Vicente, Sebastianópolis do Sul, Tambaú, Tapiraí, Tuiuti, Tupi Paulista, Valentim Gentil, Vera Cruz, Viradouro e Zacarias.  

Sobre a Semil 

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) integra ações de planejamento, bem como a execução das políticas públicas estaduais relacionadas ao meio ambiente, aos recursos hídricos e expansão e melhoria do saneamento básico, à produção de energia e a realização da mineração sustentável e a qualidade da prestação de serviços logísticos e das rodovias estaduais.

Sob a supervisão da Semil estão a Fundação Florestal – Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, o SP Águas – Agência de Águas do Estado de São Paulo e o DER – Departamento de Estradas de Rodagem. Entre outras iniciativas, é responsável pelo Portal de Educação Ambiental, com acesso a informações que permitam às pessoas entender os problemas socioambientais para intervir em seu contexto, buscando promover o exercício da cidadania, e pelo Guia de Áreas Protegidas, uma importante ferramenta para aproximar a população das áreas verdes do nosso Estado.  

sobre a Ecofalante

Organizadora da Mostra Ecofalante de Cinema, considerado o mais importante evento audiovisual voltado à discussão socioambiental da América do Sul, a Ecofalante é uma Organização da Sociedade Civil fundada em 2003 com o objetivo de criar e desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, por meio da educação e da cultura. A entidade responde também pela plataforma de streaming voltada a educadores Ecofalante Play, pelo Programa Ecofalante Universidades (PEU), que disponibiliza filmes para escolas e universidades, e pelo Seminário de Cinema e Educação, com cinco edições realizadas, entre outras atividades.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
[email protected]


FONTE: atti comunicacao
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.