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Franquia Acquazero tem atraído profissionais com mais de 40 anos em busca de autonomia e mudança de carreira

Rede especializada em estética automotiva sustentável e limpeza de estofados observa aumento de investidores acima de 40 anos, impulsionados pela flexibilidade operacional e suporte de ponta

FATOSIDEIAS COMUNICAçãO
13/10/2025 14h44 - Atualizado há 11 horas
Franquia Acquazero tem atraído profissionais com mais de 40 anos em busca de autonomia e mudança de carreira
Divulgação
 

O envelhecimento da população economicamente ativa tem feito uma mudança significativa no perfil do empreendedor brasileiro. Segundo dados da Receita Federal, analisados pelo Sebrae em 2022, a média de idade dos microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil é de 40,8 anos. Metade deles tem 40 anos ou mais, sendo 25,5% entre os 40 e 49 anos, e 24,5% com 50 anos ou mais. No ramo de franquias, o movimento é semelhante: de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 42% dos franqueados têm mais de 40 anos.

 

Motivado por modelos de baixo investimento e operações simplificadas, o franchising cresceu 14,3% em 2023 e ultrapassou R$ 240 bilhões em faturamento. É nesse cenário que a rede especializada em estética automotiva sustentável e limpeza de estofados, a Acquazero, vem se destacando e se tornando uma alternativa para quem deseja empreender com autonomia e propósito. 

 

Acquazero para quem busca uma nova oposta profissional 

 

A Acquazero tem se destacado entre as franquias que despertam o interesse de investidores experientes. Com 190 unidades no Brasil e no exterior, a marca oferece um modelo de negócio sustentável, com fácil operação e com suporte de ponta ao franqueado.

 

“Percebemos um aumento expressivo de pessoas com mais de 40 anos à procura da Acquazero como forma de recomeçar ou complementar a renda. São profissionais com experiência em diferentes áreas, mas que buscam mais propósito e liberdade. Nossa missão é oferecer um modelo acessível, com sustentabilidade em primeiro lugar e que respeite o estilo de vida de cada franqueado”, afirma Henrique Mol, CEO da Acquazero.

 

De gerente de suprimentos a dono do próprio negócio

 

André Henrique Carr Neto, 49 anos, antes de empreender, atuava com compras e suprimentos para restaurantes. Com a chegada da pandemia, a carreira foi interrompida. Ao ver as pessoas serem demitidas e sem espaço para contratação, o franqueado resolveu olhar além dessa barreira.

 

André pesquisou por franquias que coubessem no seu bolso e tivessem afinidade com o seu estilo de vida. “Quase investi em uma franquia de comida para cães por ter um animal de estimação com alergia. Mas quando conheci o modelo de negócio da Acquazero vi que além de ser algo viável financeiramente o bom suporte ao franqueado também me conquistou”, afirma André Carr, franqueado da Acquazero desde 2021, que resolveu ser empreendedor aos 45 anos.

 

O modelo escolhido por André foi o Standard, onde é possível trabalhar delivery, onde não é necessário espaço físico e o franqueado vai até o cliente onde ele estiver. Esse tipo de formato solicita investimento inicial de R$ 25 mil, e que possibilita um faturamento médio mensal de R$ 40 mil. A rotina mais flexível também foi um diferencial, ter tempo de cuidar da saúde, passar mais tempo com a família e praticar hobbies, fez com que André enxergasse na franquia uma melhor qualidade de vida, tanto pessoal quanto financeira. 

 

Com experiência em vendas, André investiu na propaganda ativa. “Fui de porta em porta, entreguei panfletos em condomínios e faróis. O começo foi difícil, mas um cliente foi puxando o outro. O segredo é a paciência e não desistir”, afirma o franqueado que empreende na Zona Sul de São Paulo Capital.

 

Estrutura enxuta, com suporte e cuidado ambiental 

 

A Acquazero oferece dois modelos de operação:

 
  • Standard (sem estrutura física): a partir de R$ 25 mil com prazo de retorno de 8 a 12 meses;
  • Prime (loja física completa): R$ 135 mil com prazo de retorno de 12 a 24 meses.
 

Outro diferencial da marca é a sustentabilidade, sendo que alguns dos serviços de lavagem da rede são utilizados apenas 300 ml de água, gerando uma grande economia, enquanto que uma lavagem tradicional é usada em média 300 litros por veículo. A franquia também oferece plataforma digital, o AcquaON, com ferramentas de marketing, CRM, gestão de atendimento e suporte com especialistas. 

 

Em busca de uma colocação profissional no mercado

 

A escolha pela Acquazero por parte de investidores com mais de 40 anos tem relação direta com o momento da vida e características do modelo de negócio. Muitos chegam com longas trajetórias profissionais, mas enfrentam algumas dificuldades em se realocar no mercado de trabalho. O modelo da franquia que tem investimento acessível, operação flexível e suporte estruturado, atende esse perfil de empreendedor que procura maior controle da própria rotina e com rápido retorno.

 

Perfil em expansão dentro da rede

 

Atualmente, a Acquazero conta com 30% dos franqueados nesta faixa etária, que começou a empreender acima dos 40 anos. São profissionais em fase de reinvenção e realocação no mercado de trabalho, buscando aplicar sua experiência em um novo setor, onde encontram menos riscos e rápido retorno. O modelo delivery, tem sido o preferido desse público, por dispensar ponto físico e dar uma liberdade de horário ao franqueado. Por outro lado, por não ter estrutura física exige ainda mais empenho para captação de clientes.

 

Para André, a decisão foi baseada em critérios práticos:  encontrar algo que tivesse ao seu alcance financeiro e que oferecesse uma estrutura de apoio. “Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que você busca e os recursos que você tem. No meu caso, o modelo delivery fez mais sentido, porque não exigia ponto comercial, mas com o mesmo suporte da franqueada”, finaliza André Carr. 

 

Sobre a Acquazero

A Acquazero é uma empresa de estética automotiva que oferece serviços de limpeza, higienização, polimento e cristalização. A marca, que nasceu em 2009, também atua em ambientes, como estofados residenciais, entre outros 30 serviços. Em 2018 passou por uma reestruturação ao ser adquirida pelo grupo mineiro Encontre Sua Franquia. Desde então, a empresa, que utiliza produtos biodegradáveis e sustentável, soma cerca de 200 unidades, tem como carro-chefe a lavagem ecológica automotiva ao usar apenas 300 ml de água, e possui dois modelos de negócios: Standart (sem estrutura física) e Prime (loja), com investimento inicial a partir de R$ 25 mil, e prazo de retorno estimado entre 8 a 24 meses. https://franquia.acquazero.com/

 

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