No próximo dia 20 de outubro, a Estação Brás, em São Paulo, receberá a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) para uma mobilização em alusão ao Dia Mundial da Osteoporose. A ação será aberta ao público das 9h às 16h. No local, serão realizados gratuitamente a avaliação do risco individual de fratura por osteoporose pelo FRAX e o teste de calcâneo, exame rápido e indolor que mede a densidade mineral óssea e ajuda a identificar precocemente os riscos da doença. A iniciativa tem como lema “Fortaleça seus ossos, vida próspera e saudável!” e busca conscientizar sobre a importância da prevenção.
A osteoporose é uma doença silenciosa que afeta mais de 15 milhões de brasileiros, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em especial mulheres após a menopausa e homens a partir dos 50 anos. Entre as complicações mais graves estão as fraturas de quadril, associadas a alta mortalidade e incapacidade em idosos. Estudos recentes publicados pela Aging Clinical and Experimental Research apontam que a taxa de óbito pode chegar a 30% no primeiro ano após o evento, sobretudo em homens. Menos da metade dos pacientes recupera a mobilidade prévia e cerca de 40% não voltam a caminhar de forma independente, resultando em dependência, institucionalização e elevado custo para a saúde pública.
“Nosso objetivo é mostrar que cuidar da saúde óssea precisa estar na rotina de todos, desde cedo. A osteoporose é silenciosa, mas pode trazer consequências graves. Com iniciativas como essa, buscamos conscientizar a população de que é possível prevenir a doença e garantir mais qualidade de vida, autonomia e independência ao longo dos anos, comenta Dr. Marcelo Steiner, presidente da ABRASSO.
Durante a campanha, especialistas de diversas áreas estarão disponíveis no local para orientar a população, como: ortopedistas, ginecologistas, endocrinologistas, fisiatras, dentistas e reumatologistas entre outras. O objetivo é aconselhar sobre cuidados preventivos e destacar a importância do diagnóstico precoce no tratamento da osteoporose.
Segundo o Ortopedista, especialista em Doenças Osteometabólicas e Diretor da ABRASSO, Dr. Fábio Tavano, a prevenção deve começar cedo. “A osteoporose precisa ser vista desde a infância e não apenas na velhice. É fundamental envelhecermos de forma saudável e principalmente de maneira ativa, com prática de exercícios diários, boa alimentação e uma vida social contínua, além de acompanhamento médico regular”, comenta.
A ação reforça que, com hábitos saudáveis, diagnóstico precoce e acompanhamento médico, é possível reduzir os riscos da osteoporose, garantindo qualidade de vida, autonomia e independência.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RAFAELLA COUTO GOMES
[email protected]