MENU

Acessibilidade ganha protagonismo no design e se consolida como pilar de inovação

Conceito do Design Universal amplia a autonomia e promove equidade ao transformar produtos em soluções livres de estigmas

VITóRIA FERREIRA
14/10/2025 10h59 - Atualizado há 12 horas
Acessibilidade ganha protagonismo no design e se consolida como pilar de inovação
Linha Benefit. Créditos: Divulgação

A discussão sobre acessibilidade no design deixou de ser restrita ao cumprimento de normas técnicas e passou a ocupar espaço central nas estratégias de inovação. Cada vez mais, arquitetos, designers e indústrias têm incorporado os princípios do Design Universal, conceito que propõe criar soluções que funcionem para todos os perfis de usuários, independentemente de idade, gênero, habilidades físicas ou outras características.

Esse movimento busca romper com a ideia de que itens acessíveis devem ser apenas funcionais. Em vez disso, coloca estética e usabilidade no mesmo patamar, ampliando as opções de escolha e permitindo criar ambientes mais harmônicos para os consumidores. Mais do que atender às normas, a Docol, referência brasileira em design e tecnologia nos segmentos de metais, louças sanitárias e pias de aço inox, e maior exportadora do segmento da América Latina, busca reposicionar a acessibilidade com inovação, trazendo valor estético e emocional aos projetos. 

“O futuro do design inclusivo está em superar a visão limitada de acessibilidade como obrigação normativa e posicioná-la como um caminho para a inovação e diferenciação de mercado”, diz Marcelo Alves, Designer Sênior da Docol. “Estética e funcionalidade, quando integradas, não apenas promovem inclusão, mas elevam também a experiência do cliente, reforçando que o bom design é, de fato, para todos”. 

Com a linha Benefit, premiada com o iF Design Award 2025 e apresentada recentemente no novo anexo do MASP, a marca oferece uma solução completa para o banheiro, aliando funcionalidade, acessibilidade e economia de água. “Além disso, o valor estético que faz parte da construção dessas soluções traz a escolha cromática que evidencia que a inclusão não precisa estar associada a estigmas, mas pode dialogar com sofisticação e contemporaneidade. Esse conjunto de atributos torna a linha aplicável a diferentes contextos de uso, como residencial e até em ambientes corporativos”, acrescenta Alves. 

De cordo com o especialista, o avanço do design inclusivo será impulsionado por três fatores principais nos próximos anos. São eles: integração entre estética e acessibilidade, que tornam soluções inclusivas em objetos de desejo; ferramentas e métodos centrados no usuário, que contarão com diversas pesquisas de campo para assegurar que os produtos representem a diversidade real da sociedade; e, por fim, a incorporação de novas tecnologias, como sensores de movimento, acionamento por voz e IoT (Internet of Things, em português, Internet das Coisas), objetos físicos que são equipados com sensores e outras tecnologias para coletar e trocar dados pela internet, que ampliam a personalização e a adaptabilidade.

Esta ação mostra que acessibilidade não é apenas um tema técnico, mas uma ferramenta de impacto social. Ao alinhar funcionalidade, beleza e diversidade, empresas como a Docol contribuem para a construção de espaços mais democráticos e para a valorização da qualidade de vida em diferentes contextos, reforçando seu papel ao desenvolver soluções livres de estigmas.

Sobre a Docol
Com mais de seis décadas de história, a Docol é referência brasileira em design e tecnologia no segmento de metais, louças sanitárias e pias de aço inox, sendo também a maior exportadora da América Latina. Presente em mais de 35 países, o grupo oferece um portfólio com mais de três mil produtos, incluindo a marca Mekal, conhecida por suas soluções premium em aço inox para cozinhas e projetos especiais. Reconhecida como a marca mais premiada em design na América Latina, com prêmios como iF Design, Red Dot Award e Good Design, a Docol transforma o cotidiano das pessoas com soluções inovadoras e sustentáveis, promovendo o uso consciente da água e conectando tecnologia, estética e bem-estar. Com 4 parques fabris e flagships em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, reafirma seu compromisso com a excelência, a sustentabilidade e o impacto positivo nos mercados nacional e global.

Para mais informações sobre nossos produtos e inovações, visite: www.docol.com.br


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VITORIA DOS SANTOS FERREIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.