A atenção virou um dos bens mais disputados da era digital. Não se trata apenas de atrair olhares em uma campanha, mas de conseguir manter o foco do usuário ao longo de toda a jornada com a marca. E isso passa por reduzir ruídos, oferecer relevância em tempo real e desenhar experiências que não deixem espaço para distrações.
Segundo o estudo The Attention Equation, publicado pela McKinsey neste ano, não é a quantidade de tempo dedicada que importa, mas o valor dele, guiado por foco e intenção. Isso significa que conquistar o clique não basta; é a experiência que transforma o engajamento duradouro.
Os dados revelam que o total de horas que os consumidores dedicam à mídia cresce exponencialmente ao ano. Desse modo, mesmo sendo uma porcentagem ainda que em crescimento e um universo cheio de conteúdo, há espaço para atrair clientes no mercado.
A pesquisa ainda mostra que, na monetização do mercado de atenção, os fatores comerciais têm cerca de dois terços. O outro terço é impulsionado pela qualidade da atenção dos consumidores. Isso significa que a propaganda pode até conquistar o clique, mas a experiência é que define se essa atenção se transforma em relação.
A atenção é frágil e a Customer Experience (CX) precisa protegê-la
Ao olhar para os stakeholders, é importante que os anunciantes tentem superar suas métricas. Adaptar os anúncios conforme o segmento e ter uma experiência omnichannel. É isso que explica a Renata Guilherme, Diretora de CX na Actionline, “grande parte dos consumidores esperam atendimento em múltiplos canais e, como a experiência é o que faz um engajamento duradouro, é bom estar atento às necessidades do público”.
Para criadores e distribuidores, é interessante moldar a mensagem. “Influencers devem usar a atenção como lente estratégica, ajustar a informação, alocar seu capital e distribuir com base em foco e intenção”, destaca Renata Guilherme. É essencial para a experiência do consumidor, identificar o público e o ambiente em que se encaixa seu negócio.
Não pode deixar de priorizar também os pontos de maior valor ou risco, como devoluções, reclamações e atendimento. São ações positivas para manter a atenção e evitar rupturas na relação. Assim como reduzir fricções, cada segundo perdido em processos confusos tem custo cognitivo.
“Acredito que deve-se construir confiança por relevância, não por volume. A experiência deve entregar valor imediato”, finaliza a diretora da Actionline. Uma interface intuitiva, conhecimento do público alvo e atendimento ágil vinculam o usuário com foco e intenção.
Sobre a Actionline
A Actionline é especialista em soluções digitais e atendimento inteligente, combinando tecnologia, IA e análise de dados para otimizar a experiência do consumidor. Parte do ecossistema Untold, atua com base nos três pilares da Action Intelligence: CX (Customer Experience), Business Analytics e Transformação Digital. A empresa foi reconhecida com o Prêmio Smart Customer (Prata) e possui o selo Great Place to Work (GPTW), que atesta seu compromisso com a cultura organizacional. Em 2025, alcançou a 115ª posição no ranking Negócios em Expansão, da revista Exame.
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ANDREZA INGRID BARROS PEDROSO
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