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Skyros, a aeronave elétrica que nasce do Brasil para revolucionar o agronegócio mundial

Criada pela união entre a Associação Dakila Pesquisas e a Vertical Connect, a tecnologia coloca o país na vanguarda da mobilidade aérea sustentável e marca o início de uma nova era para o campo

LUCIANA FARIA
11/10/2025 12h35 - Atualizado há 6 horas
Skyros, a aeronave elétrica que nasce do Brasil para revolucionar o agronegócio mundial
Dakila Pesquisas
 

A revolução do campo acaba de ganhar asas com o primeiro voo da Skyros, uma aeronave elétrica projetada para o agronegócio, fruto da parceria entre a Associação Dakila Pesquisas e a empresa brasileira Vertical Connect. Essa união reafirma o compromisso de Dakila com o desenvolvimento de tecnologias de ponta que transformam o cotidiano da humanidade, apresentando ao mundo uma inovação que promete mudar para sempre os rumos da aviação agrícola.

A Skyros representa o marco de uma nova era. Classificada como um modelo EVTOL (Electric Vertical Take-Off and Landing, em português Aeronave Elétrica de Decolagem e Pouso Vertical), ela chega para romper barreiras e elevar o agronegócio a um novo patamar de eficiência, sustentabilidade e autonomia.

Com oito motores, oito hélices, oito controladores e um tanque de 400 litros, a aeronave possui baterias de alta densidade, sistema de recarga rápida em bases móveis e protocolos de segurança integrados. Cada motor e hélice contam com um controlador eletrônico individual, além de um GPS e controladores de voo com tecnologia de última geração. A autonomia de voo varia entre 50 e 60 minutos, dependendo das condições atmosféricas, e todo o projeto foi desenvolvido integralmente no Brasil. Tudo do zero, sem adaptações de nenhum modelo existente.

Totalmente elétrica e autônoma, a Skyros pode ser pilotada remotamente ou programada para operar sozinha. O proprietário define a rota, o mapeamento e o tipo de aplicação, e a aeronave executa a missão sem interferência humana. Essa característica elimina as limitações que afetam as aeronaves convencionais, como a dependência de pilotos, planos de voo e carga horária. Assim, ela pode operar 24 horas por dia, sete dias por semana.

Desempenho superior

Com 700 quilos e capacidade para transportar diversos tipos de insumos, inclusive água, a Skyros oferece desempenho muito superior ao das aeronaves agrícolas tradicionais. Enquanto esses modelos costumam custar em média 4 milhões de reais e exigem manutenção constante devido ao motor a combustão, altamente corrosivo para as peças, a Skyros entrega eficiência, economia e robustez em um único equipamento.

Um avião agrícola convencional, com 500 litros de capacidade, cobre cerca de 350 alqueires por dia e tem um custo operacional de até 3 mil reais por hora de voo. Já a Skyros, mesmo com 400 litros de capacidade, alcança 450 alqueires por dia, com um custo entre 150 e 170 reais por hora, representando uma revolução em desempenho e economia operacional.

Segundo José Carlos Mars, sócio-fundador da Vertical Connect, a diferença é impressionante. “O retorno financeiro para quem adquire uma aeronave tradicional leva de seis a oito anos. No caso da Skyros, o retorno chega em cerca de dois anos. É difícil até comparar. A tecnologia, o custo e o desempenho falam por si.”

A aeronave é zero poluente, com manutenção simples e econômica. Seu motor elétrico dispensa combustíveis fósseis e a primeira manutenção só é prevista para cinco anos de uso, enquanto o motor tem vida útil estimada entre oito e dez anos, mesmo com uso intenso.

Dados comparativos

Os drones agrícolas já se tornaram comuns, mas enfrentam limitações significativas. O maior já fabricado no mundo  carrega até 100 litros e voa apenas 17 minutos. A Skyros, com 400 litros e autonomia quatro vezes maior, preenche essa lacuna com uma solução robusta, eficiente e de baixo custo. “O Skyros chega para ocupar o espaço entre o drone e a aeronave tradicional. Temos um equipamento com desempenho superior e custo operacional muito menor. É uma tecnologia única e verdadeiramente revolucionária”, destaca José Carlos.

A segurança foi projetada com minúcia. Os sistemas são independentes para evitar falhas em cadeia e, em caso de anomalia ou ventos fortes, a aeronave executa pouso automático. Se obstáculos surgirem ou manobras extremas forem detectadas, o sistema inteligente reconhece o risco e aciona o pouso imediato. Além disso, a Skyros é equipada com um paraquedas balístico (inovação inédita no agronegócio) garantindo a integridade da aeronave e de tudo o que estiver em solo.

Desenvolvida ao longo de três anos de pesquisas e testes, a Skyros teve sua evolução acelerada após o ingresso de Dakila no projeto, no segundo ano de desenvolvimento. O investimento permitiu que a aeronave, registrada e autorizada pela Anac, chegasse ao mercado em tempo recorde.

Urandir de Oliveira, presidente da Associação Dakila e investidor do projeto, celebra o momento como um divisor de águas. “Dakila nasceu com o propósito de desenvolver tecnologias que melhorem a vida no planeta. A Skyros é a prova desse compromisso. Estamos entregando ao mundo uma solução que une sustentabilidade, inovação e acessibilidade. É o Brasil liderando a revolução tecnológica do futuro.”

A importância das pesquisas desenvolvidas por Dakila ultrapassa as fronteiras da tecnologia. A instituição se destaca mundialmente por investir em estudos científicos, energéticos e de sustentabilidade que buscam soluções práticas para os desafios globais da humanidade. Dakila integra ciência, tecnologia e consciência ambiental para promover um novo modelo de desenvolvimento, no qual o avanço tecnológico caminha lado a lado com o respeito à vida e ao planeta. Essa visão holística é o que torna suas contribuições únicas e essenciais para o futuro da civilização.

Outras novidades

A parceria entre Dakila e Vertical Connect prevê o desenvolvimento de seis modelos de aeronaves elétricas, voltadas a diferentes finalidades: combate a incêndios, policiamento, logística e até transporte de passageiros. Ou seja, em breve teremos um carro voador. Todas elas prometem redefinir a mobilidade aérea e consolidar o país como referência mundial nesse segmento.

Novas tecnologias também estão em fase de integração à Skyros, incluindo um novo modelo de bateria desenvolvido em parceria com Dakila, capaz de ampliar ainda mais a autonomia de voo e fortalecer a independência energética brasileira.

No cenário global, existe uma corrida pela eletrificação da aviação, mas o diferencial da Skyros é ter sido totalmente projetada e construída em solo nacional, por engenheiros e especialistas brasileiros. “Estamos fazendo uma revolução na aviação brasileira”, afirma José Carlos. “Essa é a primeira aeronave do mundo a voar com essa configuração. É um marco histórico.”

O lançamento da Skyros marca o nascimento de uma aeronave e o início de uma nova era. Assim como Santos Dumont inaugurou os céus da humanidade, a Associação Dakila e a Vertical Connect agora elevam o Brasil à vanguarda da aviação elétrica mundial.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA CANUTO DE FARIA
[email protected]


FONTE: Acervo DAKILA
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