O projeto teatral “Os Guardiões do Bairro” acontece em Rio dos Índios/RS, Águas de Chapecó/SC, Paial/SC, São Carlos/SC e Guatambu/SC, de 14 a 24 de outubro. A iniciativa foi concebida para levar conteúdos essenciais sobre sustentabilidade, saúde pública e meio ambiente a crianças de todo o Brasil, de forma gratuita, com ênfase especial na prevenção de doenças transmitidas por insetos, como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, malária e doença de Chagas.
O projeto tem como principais objetivos prevenir doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e outros vetores. Para isso, mostra como pequenas mudanças nos hábitos cotidianos, voltadas à sustentabilidade, podem gerar impactos positivos na saúde humana e no meio ambiente, além de reforçar a importância da vacinação como ferramenta de proteção individual e coletiva.
Com quatro atores, a peça tem duração de 45 minutos e classificação livre (6 a 12 anos). A história começa quando uma menina descobre que sua cidade está em alerta vermelho por causa da dengue. Para conscientizar outras crianças e cidadãos, ela transforma seu quarto em um estúdio de gravação e lança a série de vídeos “Guardiões do Bairro”, com a ajuda de seu almofadão, de seu gato Peteca e de sua boneca Ricota. O espetáculo mistura realidade e fantasia para ensinar, de forma lúdica, sobre a identificação de mosquitos vetores, o papel da vacinação, o cuidado com ambientes domésticos e o conceito de sustentabilidade.
Diversos estudos mostram que a educação é uma das ferramentas mais eficazes na prevenção da dengue. Um estudo do Programa Saúde na Escola, divulgado pela Revista Saúde em Debate da Fiocruz, mostrou que atividades conjuntas entre professores e profissionais da saúde, como mutirões, oficinas e ações lúdicas, aumentam o conhecimento e a adesão da população a medidas preventivas (Saúde em Debate, Fiocruz, 2022). Além disso, pesquisa do UNICEF Brasil destacou que, embora a maioria das pessoas saiba da importância de “evitar água parada”, somente programas educativos contínuos e que envolvam toda a comunidade conseguem transformar esse conhecimento em hábitos diários (UNICEF, 2024).
Esses resultados reforçam a relevância de iniciativas como “Os Guardiões do Bairro”, que unem arte, educação e cidadania para promover a conscientização das novas gerações e a construção de comunidades mais saudáveis.
Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Os Guardiões do Bairro” tem produção da Cia ODU, apoio da Komedi Projetos, patrocínio da Foz do Chapecó Energia e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.
“Para nós, da Foz do Chapecó Energia, é motivo de grande satisfação apoiar projetos que cuidam, valorizam e transformam as comunidades do entorno da nossa usina. Acreditamos no poder do conhecimento e na importância de estimular, desde cedo, a consciência sobre meio ambiente, saúde e responsabilidade social. Iniciativas como o projeto Guardiões do Bairro, que chega às escolas para envolver crianças e jovens na construção de um futuro mais sustentável, refletem o que buscamos: gerar impacto positivo e duradouro para a sociedade”, afirma a empresa.
O apoio ao projeto Guardiões do Bairro reforça esse compromisso. Ele leva educação ambiental para crianças das escolas municipais, despertando a consciência sobre os cuidados com o meio ambiente.
A Foz do Chapecó Energia mantém sua atuação alinhada à geração de energia por fontes renováveis, com responsabilidade socioambiental e compromisso com ações que contribuam para um futuro mais consciente, saudável e sustentável.
A Lei também amplia o acesso dos cidadãos à cultura, já que os projetos patrocinados devem oferecer contrapartidas sociais — como a distribuição gratuita de ingressos e a promoção de ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criada em 1991 pela Lei nº 8.313, a iniciativa é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).
Projeto “Os Guardiões do Bairro”
Rio dos Índios/RS
Escola Municipal de Ensino fundamental Pedro Velozo de Linhares
Distrito Posse dos Linhares - Interior
Dia: 14/10, às 15h
São Carlos/SC
E.E.B Cardeal Arcoverde
Rua Demétrio Lorenz, 156 - Centro
Dia: 17/10, às 9h e 14h
Guatambu/SC
EEF Agilberto Zandavalli
Rua Primo Salvagni, S/N - Distrito Fazenda Zandavalli
20/10, às 9h e 14h
Escola Municipal Linha Killian
Comunidade Linha Kilian
21/10, às 09h50 e 13h30
Escola Municipal Francisco Corá
Rua Procópio Machado da Silva, 148 - Centro
22/10, às 09h50 e 13h30
Águas de Chapecó/SC
Escola de Ensino Fundamental Maidana
Linha Maidana
16/10, às 9h e 14h
E.E.B. Irineu Bornhausen
Rua Pedro Guilherme Simon, 70 - Centro
23/10, às 9h30 e 15h10
Paial/SC
Centro de Educação Municipal de Paial
Rua Mato Grosso, 511 - Centro
24/10, às 10h e 13h20
EEB Francisco Maciel Bageston
Rua Bahia, 351 - Centro
24/10, às 16h
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CLÁUDIA REGINA CARNEVALLI
[email protected]