Fundação CASA e Senac São Paulo premiam coleções autorais de adolescentes no 3º Festival de Moda; jovens de Sorocaba conquistaram o primeiro lugar com camisetas e bonés sobre “Amazônia Viva”
Evento foi realizado no Senac de Sorocaba como forma reconhecer o esforço dos jovens durante as aulas do curso “Customização de Camisetas e Bonés”
CAMILA SOUZA
10/10/2025 18h36 - Atualizado há 9 horas
Marcelo Machado/Fundação CASA
A Fundação CASA, instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com o Senac São Paulo, realizou na última quarta-feira (08) a etapa final do 3º Festival de Moda, promovido no Senac da cidade de Sorocaba. A iniciativa teve como objetivo premiar as três melhores coleções autorais, produzidas durante as aulas do curso “Customização de Camisetas e Bonés”, ministrado dentro dos centros da instituição no interior. A etapa final contou com a presença de 40 adolescentes em medida socioeducativa, meninos e meninas, de seis centros finalistas: Atibaia, Araraquara, Campinas, Feminino Cerqueira César, Sorocaba II e Três Rios (Iaras). Ao total, mais de 300 jovens participaram deste ciclo do curso, que se iniciou em julho e finalizou em setembro, representando 35 centros socioeducativos de todo o Estado. O processo de seleção dos finalistas levou em conta os planos de trabalho elaborados sobre cada uma das coleções autorais, explicando os conceitos que orientaram cada criação. Os critérios incluem inovação, criatividade, acabamento e posicionamento de mercado. Ao final do evento, três equipes receberam troféus e medalhas, mas todos os participantes tiveram reconhecimento pela trajetória até aqui. Confira o resultado do 3º Festival de Moda 1º Lugar - CASA Sorocaba II: com a coleção inspirada no conceito “Amazônia Viva”. Nos quatro “looks” apresentados, a coleção valorizou a flora e a fauna (conjuntos “Vida Selvagem da Floresta” e “Sinfonia das Aves”), o artesanato dos povos originários (conjunto “Raízes Nativas”), bem como fez um apelo à preservação do meio ambiente, com o conjunto “Amazônia em Chamas” 2º lugar – CASA Atibaia: com a coleção “Elas Inspiram, Nós Criamos”, que celebra o protagonismo de mulheres que deixaram sua marca na história. Dentre as homenageadas, estão a pintora Frida Kahlo (conjunto “Flores de Frida”), a filosofa brasileira, Djamila Ribeiro (conjunto “Antirracismo com Djamila”), Maria da Penha (conjunto “Maria Salva-vidas”) e a muralista, Hanna Lucatelli (“Amor em Tintas”). 3º Lugar – CASA Cerqueira César (feminino): com a coleção “Quebrada Braba: Fé, Força e Flow, inspirada nas mulheres que que correm atrás, que sonham alto e que não abaixam a cabeça, mesmo com todas as desigualdades de gênero e classe social. Na coleção, os quatro looks abordam os temas: Respeita a Minha Quebrada; Fé que Move Montanhas; Vai Passar e No Palco da Vida, em homenagem à artista MCJ “MC Japinha”, cuja canção “Dores de Si” inspirou a coleção de roupas. 4º Lugar - CASA Campinas: com a coleção “Colaboração para um Mundo Sustentável”, que abordou questões como as mudanças climáticas, a destruição dos oceanos, a violência que tira vidas e as desigualdades que marcam o dia a dia. Cada um dos modelos utilizou conceitos para ilustrar essa questão. O look “Crazy Bear” traz um urso-polar com expressão de raiva para questionar a destruição do meio ambiente. Já o look “O Futuro do Mar” questiona a poluição dos oceanos. O look “Pessoas e Estatísticas” crítica a violência e o “Favela Raiz” aborda as desigualdades. 5º Lugar CASA Araraquara: com a coleção "Vista Suas Raízes”, que aborda o conceito “etnowear”, uma mistura da moda de rua com a ancestralidade. No look “ORIKÊ”, é evocada a cultura africana. No look “União”, é relembrada a fusão entre duas culturas, a dos povos originários e a africana. No look, “Afrikana”, padrões e cores remetem ao artesanato dos povos africanos e, por fim, o look quatro também se apoia no padrão das estampas para refletir a ancestralidade. 6º Lugar – CASA Três Rios (Iaras): Com a coleção “Diversidade na Quebrada”, que tem como objetivo trazer visibilidade para pessoas periféricas com deficiência (look “Deficiência entre Vielas”), pessoas em vulnerabilidade (look “Até no Lixão nasce Flor”), vítimas de discriminação racial (look “Vidas Negras Importam”) ou que sejam de religiões diversas (look “Fé e Liberdade”). A abertura do evento contou com pronunciamentos da Presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, do Gerente do Senac Sorocaba, Rodrigo Buzin Siqueira do Amaral, e da Gerente de Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, Josiane Serrano. Na sequência, houve uma palestra sobre o tema "Empreendedorismo", com o convidado Ariel Franco, mais conhecido como “Ariel Barbeiro, o Rei do Blindado”, responsável pela criação do "blindado", um penteado que combina técnicas de degradê nas laterais com um topete estilizado e firmemente moldado, que pode durar até sete dias, e que caiu no gosto dos jovens. Em seguida, foi formada a banca de jurados, com a presença de Fagner Saturno – Fundador Presidente do Instituto Cria Conexões; Samuel Souza – Consultor de Negócios, Especialista em empreendedorismo do Sebrae SP; Juliana Fournier Araújo Boteon – Docente e interlocutora de Empreendedorismo do Senac Bauru; Denis Mathias Almeida Leão - Profissional com sólida trajetória no universo da Moda, com mais de sete anos de experiência nas áreas de criação, desenvolvimento de produto, produção e marketing; e Mônica Barboza – Figurinista do SBT, designer de moda, diretora criativa e estrategista de branding com mais de 10 anos de atuação, unindo moda, ancestralidade, cultura visual e impacto social. Após a composição da banca, ocorreram as apresentações dos trabalhos de cada um dos seis finalistas. As produções foram, em seguida. avaliadas pelos jurados, enquanto acontecia a apresentação do coletivo "Rimadores do Vagão". Na sequência foram anunciados os três vencedores, com a entrega dos prêmios e o encerramento do evento. A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou a importância do evento. “O Festival de Moda é o resultado de um trabalho de três meses, onde os adolescentes colocaram sua criatividade e inspiração a prova, com o objetivo de reconstruírem suas trajetórias. Esse é o nosso foco, inspirar os jovens a sonharem e terem um vislumbre de um futuro e do pertencimento de uma sociedade mais inclusiva, mais diversa e mais segura”, comentou. “Esse projeto com a Fundação CASA é muito significativo para nós. São dez anos levando novas perspectivas de vida a esses jovens. Acredito profundamente no poder de transformação que só a educação é capaz de proporcionar. Estamos muito felizes com o evento e com a continuidade dessa parceria em 2026. É um caminho repleto de possibilidades para seguir impactando e transformando vidas”, afirma Josiane Serrano, Gerente do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo. Sobre a Fundação CASA A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/. Sobre o Senac São Paulo O Senac São Paulo foi fundado em 13 de julho de 1946 e contribui para a educação profissional, oferecendo cursos livres, técnicos, ensino médio técnico e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA APARECIDA DE SOUZA
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