MENU

Em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, Catho destaca protagonismo do segmento na geração de empregos

Dados reforçam a relevância do setor em postos de trabalho formais e mostram o papel de plataformas de empregabilidade no apoio ao recrutamento

GIOVANNA ALVES
07/10/2025 14h30 - Atualizado há 5 horas
Em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, Catho destaca protagonismo do segmento na geração
Banco de imagem/Freepik

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), celebrado anualmente em 5 de outubro, é um marco para ressaltar a força dessas organizações na economia brasileira. Segundo dados do Sebrae, as MPEs representam 99% das empresas nacionais, fazendo do Brasil um dos países mais empreendedores do mundo e demonstrando resiliência e protagonismo mesmo diante de um cenário desafiador.

Além de sustentarem a dinâmica do mercado de trabalho, essas empresas representam oportunidades reais para milhões de brasileiros. Entre janeiro e julho de 2025, as micro e pequenas empresas criaram 853,8 mil vagas formais, de acordo com dados do Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Apenas no mês de julho, 103,6 mil empregos formais foram gerados pelas MPEs, conforme o mesmo levantamento, representando cerca de 80% das contratações do mês. Os resultados consolidam o papel dessas organizações como protagonistas na movimentação do mercado de trabalho e evidenciam a necessidade de apoio para que possam expandir ainda mais sua capacidade de contratação.

Segundo Ana Paula Prado, CEO da Redarbor Brasil, detentora da Catho, “é nesse contexto que as plataformas de empregabilidade representam parcerias estratégicas das companhias, oferecendo recursos acessíveis e eficientes para que empreendedores possam anunciar vagas e encontrar os profissionais mais adequados às suas necessidades”. 

Só no mês de setembro, a Catho registou 37.640 vagas anunciadas na plataforma por empresas desse porte, representando um crescimento de 2,8% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

“É um número bem considerável, que mostra como o segmento vem crescendo, e entendemos que o desenvolvimento do mercado de trabalho passa, necessariamente, pelo fortalecimento das micro e pequenas empresas. São essas organizações que mais contratam, geram renda e movimentam a economia local. Por isso também nos colocamos ao lado dos empreendedores, facilitando o acesso a talentos e apoiando o crescimento de seus negócios”, complementa Prado. 

Além de oferecer vagas ilimitadas e gratuitas para contratação, a Catho tem ampliado iniciativas para aproximar ainda mais o pequeno empreendedor das ferramentas de recrutamento digital. O objetivo é democratizar o acesso a soluções que, no passado, apenas grandes empresas teriam a possibilidade de ter acesso, ajudando a reduzir custos de contratação e acelerando processos seletivos.

“Assim como uma questão econômica, o fortalecimento das micro e pequenas empresas é também um pilar social. O apoio de plataformas, como a Catho, é importante para dar visibilidade a essas oportunidades e ampliar o alcance para que cada companhia consiga realizar contratações de forma rápida, eficiente e sustentável, acompanhando a evolução constante do mercado”, conclui Ana Paula.  


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA REBELO ALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.