A quarta edição do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo (Dona Ruth: FTNsp) vai acontecer entre os dias 17 a 26 outubro de 2025, após um hiato de três anos. A programação ocorre em espaços como e Itaú Cultural, Sesc 24 de Maio, Sesc Bom Retiro, Complexo Cultural Funarte SP e iBT - Instituto Brasileiro de Teatro, com programação inteiramente gratuita e recursos de acessibilidade.
Pela primeira vez, a programação conta com espetáculos internacionais, tendo como foco uma mirada pela ‘Améfrica Ladina’, conforme conceitua a intelectual Lélia Gonzalez, com duas obras, uma colombiana e outra cubana, ambas inéditas no Brasil. De Cuba, o grupo Ritual Cubano Teatro traz a montagem Kid Chocolate, obra protagonizada pelo premiado ator Jorge Enrique Cabellero Elizarde, inspirada na vida do famoso boxeador cubano homônimo. Na encenação acompanhamos a saga do personagem em busca do paraíso. Da Colômbia, a Fundación Afrocolombiana Casa Tumac chega com Atarugao Rostros Invisibles, montagem que explora a dança contemporânea, o teatro e a música afro-colombiana da região do Pacífico para dar luz à história de seis homens negros que, ao chegarem numa metrópole, enfrentam os desafios em busca de oportunidades para as suas vidas.
Os espetáculos nacionais que compõem o Dona Ruth: FTNsp - 4ª Edição são: Herança, da Cia. Burlantis (Belo Horizonte/MG), que celebra os 50 anos de carreira do ícone da cultura afro mineira Maurício Tizumba; Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica, da Cia. Sacana de Teatro e Dança (São Paulo/SP), que retrata a disputa de narrativas em um Brasil paralelo, sedimentado nas vivências entre pessoas trans e travestis; Danúbio, do Grupo Sutil Ato (Sobradinho/DF), inédito em São Paulo, que traz para a cena a relação com tempo por meio de um encontro lírico e de diferentes gerações; outro inédito na cidade, o Vamos pra Costa?, do Núcleo da Tribo (Itacaré/BA), traz a dança como ferramenta de visibilidade para os modos de organização e ações cotidianas em Itacaré; o infantil Gotas de Saberes, da Cia. Arteatro (Boa Vista/RR), também inédito em São Paulo, é uma obra inspirada em histórias do povo Makuxi; e Samba de Muriquinho, do Núcleo Abre Caminhos (São Paulo/SP), faz uma roda de samba com composições autorais para crianças de todas as idades.
Além dos espetáculos nacionais e internacionais, a programação conta com atividades formativas do Quilombo Artístico-pedagógico, que totalizam quatro ações abertas ao público com inscrições prévias. Serão três oficinas, ministradas pelos grupos Ritual Cubano Teatro (Cuba), Casa Tumac (Colômbia) e Núcleo da Tribo (BA). E, por fim, uma residência artística, conduzida pela Cia. Arteatro (RR) e pelo Núcleo Abre Caminhos (SP), tendo como tema as infâncias indígenas e negras brasileiras, público para o qual os grupos dedicam suas criações. Completam a programação as Giras de Conversa, com debates conduzidos pelos críticos convidados Deise de Brito e Guilherme Diniz junto a convidados e artistas presentes na programação, e diversos lançamentos de livros. O Festival terá ainda a Casa de Francisca e a Aparelha Luzia como como Pontos de Encontros durante os dias do evento.
Permanentemente, o festival homenageia a atriz Ruth de Souza (1921-2019) como um gesto afetivo, dando a este território o nome de “Dona Ruth”, reconhecendo esta mulher negra e artista como uma das atrizes mais importantes da história do teatro, cinema e teledramaturgia do Brasil, que através de sua excelência técnica e ativismo, tornou-se uma referência ética, artística e intelectual, bem como um símbolo de abertura de caminhos para pessoas negras artistas de diferentes gerações. O Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo é uma idealização da atriz e gestora cultural Ellen de Paula e do diretor e dramaturgo Gabriel Cândido (tembém diretor e curador desta edição), cujas três primeiras edições ocorreram em 2019, 2020 (online) e 2021 (híbrido)
. O festival ainda promoveu atividades como 100 Anos de Ruth de Souza: um sonho que se no tempo, lançamento do livro Entre Mira, Serafina, Rosa e Tia Neguita: a trajetória e o protagonismo de Léa Garcia, de Júlio Claudio da Silva com participação da própria atriz e do cineasta Joelzito Araújo, e a edição Pré-Festival: compartilhamentos curatoriais. O 4º Dona Ruth: FTNsp , que conta também com a curadora convidada Soraya Martins, tem patrocínio do Banco Itaú por meio da Lei Rouanet e apoio do Programa Iberescena e sua realização é em parceria com o Sesc SP.
Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo - 4ª edição - De 17 a 26 de outubro de 2025
Ingressos gratuitos. Sessões com intérprete de Libras.
Acesse toda a programação:
https://donaruthftnsp.com.br |
instagram.com/donaruth.ftnsp Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Bela Vista. SP/SP.
9 /10 - Quinta - Lançamento da programação
15h às 17h - Gira de Conversa: O Pensamento Curatorial como Guia da Programação - Com: Gabriel Cândido (curador e diretor geral) e Soraya Martins (curadora) e Ellen de Paula (idealizadora). Apresentação: APÊAGÁ. Entrada gratuita - Ingressos a partir de 7/10, às 12h.
17/10 - Sexta - 20h - Espetáculo: Herança - Cia. Burlantins (Belo Horizonte/MG).
Duração: 45 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama. Entrada gratuita - Ingressos a partir de 14/10, às 12h.
18 e 19/10 - Sábado, às 20h, e domingo, às 19h - Espetáculo: Vamos pra Costa? - Núcleo da Tribo (Itacaré/BA).
40 minutos. Livre. Gênero: Sala Itaú Cultural. Gratuito - Ingressos a partir de 14/10, às 12h.
21 e 22/10 – Terça e quarta, às 20h - Espetáculo: Atarugao Rostros Invisibles - Casa Tumac (Colômbia).
45 minutos. Livre. Gratuito. Ingressos a partir de 21 de outubro, às 12h.
iBT - Instituto Brasileiro de Teatro - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 277 - Bela Vista. SP/SP.
18/10 - Sábado
14h - Lançamento/Livro: Dramas para Negros e Prólogo para Brancos: antologia de teatro negro-brasileiro (Ed. Temporal, 2024). Organização: Abdias Nascimento. Bate-papo com Christian Moura (autor das biografias do livro). Medição: Deise de Brito.
15h30 - Relançamento/Livro: Comicidades e Palhaçarias Negras (Catappum!, 2024). Organização: Chico Vinícius, Fagner Saraiva e Mafalda Pequenino. Bate-papo com Chico Vinicius e Fagner Saraiva. Mediação: Deise de Brito.
17h - Lançamento/Livro: Teatro Experimental do Negro: histórias, críticas e outros dramas (Ed. Temporal, 2025)
Autor: Guilherme Diniz. Bate-papo com Guilherme Diniz. Mediação: Soraya Martins Apresentação: APÊAGÁ.
Gratuito. Sem retirada de ingressos.
20/10 - Segunda, às 20h - Conferência: Nas Dobras do Real: o fictício, o imaginário e as subjetivações em cena
Com Leda Maria Martins. Gratuito. Sem retirada de ingressos.
23/10 - Quinta, às 20h - 20h - Espetáculo: Terra Brasilis Top Trans Pindorâmica - Cia. Sacana de Teatro e Dança (SP)
Duração: 75 minutos. Classificação: 16 anos. Gênero: Drama. Gratuito. Retirar na bilheteria 1h antes da sessão.
Complexo Cultural Funarte SP - Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos. SP/SP.
20/10 - Segunda
10h às 14h - Quilombo Artístico-pedagógico: A Pie Pelao va con música en vivo - Com Casa Tumac (Colômbia)
Gratuito. 20 vagas. Inscrições prévias - formulário online:
https://forms.gle/L8ytCdTVeCnWBWkJ7 16h - Gira de Conversa: Abre-Alas - Festivais em Aquilombamento
Participantes: Aline Mohamad (IBT), Aline Vila Real (Funarte), Carlos Gomes (Itaú Cultural), Gabriel Cândido (Dona Ruth: FTNsp), Natalia Martins (Sesc SP), Thiago Pirajira (Mostra Cura de Artes Cênicas Negras - Porto Alegre e Pelotas/RS), Verusya Correa (Festival de Dança Itacaré/BA) e Soraya Martins (Dona Ruth: FTNsp). Mediação: Deise de Brito e Guilherme Diniz. Apresentação: APÊAGÁ. Gratuito. Sem retirada de ingressos.
21/10 - Terça - 15h - Gira de Conversa: Fissurar Olhares
Com Deise de Brito, Guilherme Diniz e artistas convidados da programação. Gratuito. Sem retirada de ingressos.
22/10 - Quarta - 10h às 14h - Quilombo Artístico-pedagógico: Da Totalidade ao Vamos Pra Costa? Uma Experiência Dançante com a Corda. Topa? - Com Núcleo da Tribo (Itacaré/BA). Gratuito. 20 vagas. Ingressões prévias - formulário online:
https://forms.gle/zqut7Uj5qr3FQACHA 15h - Gira de Conversa: Fabulação de Imagens - Com Deise de Brito, Guilherme Diniz e artistas convidados da programação. Gratuito. Sem retirada de ingressos.
23/10 - Quinta - 15h - Gira de Conversa: A Crítica como Imaginação
Com Deise de Brito, Guilherme Diniz e artistas convidados da programação
Gratuito. Sem retirada de ingressos.
24/10 - Sexta - 10h às 14h - Quilombo Artístico-pedagógico: Caminos Hacia una Vivencia Emocional del Movimiento Danzario.
Com Ritual Cubano Teatro (Cuba)
Gratuito. 20 vagas. Ingressões prévias - formulário online:
https://forms.gle/27MYAFefEs6CQmLZ9 Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109, República. SP/SP.
21 a 25/10 - Terça a sábado - 11h às 14h30 - Quilombo Artístico-pedagógico: Encantamento e imaginação – Infâncias Indígenas e Negras
Com Cia. Arteatro (Boa Vista/RR) e Núcleo Abre Caminhos (SP). Gratuito. Ingressões online:
https://forms.gle/m9EwZCsmaiWHuTTt9 25 e 26/10 - Sábado e domingo - 16h - Espetáculo: Gotas de Saberes - Cia. Arteatro (Boa Vista/RR)
Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama. Gratuito. Sem retirada de ingressos.
25 e 26/10 - Sábado, às 20h, e domingo, às 17h - Espetáculo: Kid Chocolate - Ritual Cubano Teatro (Cuba)
Duração: 75 min. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama. Gratuito - Ingressos na bilheteria 1hora antes.
Sesc Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos. SP/SP.
24 e 25/10 - Sexta e sábado, às 20h - Espetáculo: Danúbio - Grupo Sutil Ato (Sobradinho/DF)
Duração: 55 minutos. Classificação: 12 anos. Gênero: Drama. Gratuito - Ingressos na bilheteria 1hora antes.
26/10 - Domingo, às 16h - Espetáculo: Samba de Muriquinho - Núcleo Abre Caminhos (SP)
Gratuito. Sem retirada de ingressos. Local: Praça de Convivência. Livre.