MENU

Livro revela cultura, história e biodiversidade do litoral do Paraná

Obra lançada pela editora Brasilzão reúne 180 fotos atuais e 31 imagens históricas em edição especial destinada às escolas da região

GLAUCIA DOMINGOS - ASSESSORIA DE IMPRENSA
06/10/2025 11h52 - Atualizado há 2 horas
Livro revela cultura, história e biodiversidade do litoral do Paraná
Zig Koch
A editora Brasilzão lançou na última segunda-feira (29), no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), em Paranaguá, o livro “Litoral do Paraná – Impressões, Cultura e Natureza”. Com textos da jornalista Maria Celeste Corrêa e fotografias de Zig Koch, a obra de 144 páginas reúne história, cultura, biodiversidade e memórias da região litorânea, trazendo registros atuais e históricos.

Elaborado ao longo de dois anos de pesquisas e documentação, o livro apresenta a trajetória da ocupação, o desenvolvimento econômico e a riqueza cultural dos sete municípios do litoral paranaense: Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná.

Entre os destaques, estão 180 fotografias inéditas de Zig Koch e 31 imagens históricas, além de relatos sobre personagens que marcaram a região — artistas, pesquisadores, políticos, empreendedores e artesãos.


"É o primeiro livro publicado com esta abordagem e contemplando os sete municípios do litoral paranaense. É uma obra inédita do ponto de vista do foco e da abordagem", destaca o fotógrafo Zig Koch que, ao produzir as imagens, teve a oportunidade de revisitar esta parte tão valiosa do Paraná.

O evento de lançamento contou com a presença do editor Fábio Brito, responsável pela concepção do projeto; do professor Frederico Pereira Brandini, presidente do Conselho da Associação MarBrasil; e do biólogo Ariel Scheffer da Silva, autor do texto de introdução. A noite foi marcada ainda pela apresentação do grupo Meninos Fandangueiros, liderado pelo mestre Aorelio Domingues, referência na cultura caiçara, personalidade, inclusive, citada no livro.

"Tenho dedicado minha vida ao estudo dos oceanos. A conservação da Zona Costeira e Marinha começa em terra e depende também das comunidades litorâneas. Assim, levando informação e conhecimento, esperamos que este livro colabore no esforço da conservação," salienta o professor Frederico Brandini.

Apesar de sua faixa litorânea ter apenas 107 quilômetros de extensão, a costa paranaense alcança 1.400 quilômetros quando somados recortes, estuários e ilhas. Parte dessa área é formada por ambientes de Mata Atlântica e Serra do Mar, abrigando grande diversidade biológica e importantes unidades de conservação. O livro também destaca os povos sambaquis, habitantes de mais de seis mil anos atrás que deixaram registros arqueológicos fundamentais para a compreensão da história da região.

"O Paraná nasceu no litoral, região de incrível diversidade cultural, riqueza ambiental e importância histórica. Desejamos que este livro revele a seus moradores que eles têm muitos motivos para se orgulhar de sua terra. Somente quem ama o seu lugar vai querer protegê-lo", defende a autora Maria Celeste Corrêa.

Com edição pensada para o público escolar, a primeira tiragem de 1.930 exemplares não será comercializada, mas doada a escolas públicas e instituições dos sete municípios litorâneos, incentivando a valorização da cultura local desde a infância.
"Todas as iniciativas voltadas à educação e à formação das crianças e dos jovens representam a oportunidade de um futuro melhor para todos. Por isso, a distribuição dos livros tem foco especial nas escolas públicas e demais instituições educacionais e culturais", enfatiza Fábio Brito.

Sobre os autores

Maria Celeste Corrêa é jornalista e escritora, autora de uma dezena de livros voltados às áreas de meio ambiente, história, educação e cultura. Vencedora do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo (1989), foi finalista do Prêmio Jabuti (2012). É também curadora e assina a produção de conteúdo de diversos museus, com destaque para Museu Planeta Água e Memorial da Segurança no Transporte, ambos em Curitiba, e Museu Nacional de Imigração e Colonização, localizado na cidade catarinense de Joinville.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, o fotógrafo Zig Koch atua desde 1986, com foco em fotografia de natureza e turismo, documental e de comunidades tradicionais. É autor das imagens de 21 livros, com 10 obras publicadas por seu selo editorial Olhar Brasileiro. Assina 22 exposições fotográficas, sendo cinco delas internacionais.  
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GLAUCIA ANDREA DOMINGOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.