MENU

“O único lugar que existe”: folhetim da escritora curitibana Laís Graf retrata dilemas da vida adulta e as transformações das mulheres aos 30

Publicada no Substack, a obra marca a estreia da escritora no universo adulto, reunindo contos ilustrados sobre amizade, identidade e rupturas pessoais

VERIANA RIBEIRO
02/10/2025 17h18 - Atualizado há 4 horas
“O único lugar que existe”: folhetim da escritora curitibana Laís Graf retrata dilemas da vida adulta e as
Renato Parada

As histórias de “O único lugar que existe” são atravessadas por mulheres em momentos de ruptura: com países, relacionamentos, ideais e até com a imagem que fazem de si mesmas. Publicado no Substack, o folhetim marca a estreia da escritora e jornalista curitibana Laís Graf na literatura para adultos, após conquistar mais de 100 mil crianças com seus livros infantojuvenis.

Com ilustrações exclusivas e feitas à mão por Gabriela Felice, a obra reúne contos que capturam o que significa estar na casa dos trinta e confrontar decisões que mudam vidas. “Escrevi pensando nas minhas amigas como leitoras. Usei um pouco das situações que escutei durante conversas, suas dúvidas e decepções”, revela Laís.

O processo de escrita começou entre 2021 e 2022, com orientação da escritora Giovana Madalosso, que define a prosa de Laís como “leve e profunda ao mesmo tempo”. O também escritor Pedro Jucá complementa: “Para além de qualquer aparência, somos surpreendidos, em sua prosa delicada e despida de firula, por personagens que pelejam por encontrar não só um lugar no mundo, mas também a própria identidade”.

Celebração da amizade feminina

Com humor e sensibilidade, os contos abordam temas que atravessam a experiência feminina millennial: a pressão pela maternidade, a insegurança no mercado de trabalho, a busca por identidade além das expectativas sociais e o valor da amizade. Para a autora, o livro é também uma celebração da sisterhood: “Considero as amizades femininas uma das coisas mais bonitas da vida”.

A escolha pelo Substack reforça o caráter experimental do projeto. “É uma forma de me aproximar de futuras leitoras do romance que estou escrevendo”, adianta Laís, que planeja concluir a primeira versão do livro até o início de 2026. Enquanto isso, segue ativa no segmento infantojuvenil, com novos títulos em andamento pela Riff Agência Literária.

 

Sobre a autora

Laís Graf nasceu em Curitiba, em 1992, onde também cresceu e vive até hoje. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná em 2013 e concluiu a pós-graduação em Escrita Criativa pela Universidade de Fortaleza em 2022. Desde 2013, atua como profissional autônoma na produção de conteúdos, elaborando textos, roteiros para vídeos e podcasts para empresas como O Boticário, Santander, Kraft Heinz, Philip Morris, Gelopar e Positivo Informática. Estreou na literatura infantil com O talento do Guará (2022), seguido por Samba de uma flauta só (2024) e O segredo dos números (2025), todos publicados pela Leiturinha. Seus livros já chegaram a mais de 100 mil crianças em todo o Brasil.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.