A SimpliRoute, líder na América Latina em tecnologia de roteirização com uso da Inteligência Artificial, lança cinco agentes de IA, que operam de forma contínua sobre os dados logísticos da operação. Com base em informações contextuais, comportamentais e histórias, os agentes identificam riscos, otimizam processos e previnem falhas, de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana. As ferramentas têm capacidade de tomar decisões em tempo real, ajustando rotas, disparando ações corretivas e se comunicando diretamente com os motoristas para garantir eficiência operacional.
“Nosso objetivo é levar a logística a um novo patamar tecnológico. Os agentes atuam como uma camada estratégica dentro da operação, antecipando problemas e agindo proativamente para evitá-los, com impacto direto em custos, eficiência e experiência do cliente”, explica Sérgio Simões, diretor de Growth da SimpliRoute no Brasil.
Agentes que reduzem falhas de entrega
Em média, as empresas realizam até três tentativas de entrega por pedido, antes de adotar uma solução alternativa. Cada tentativa frustrada representa gastos adicionais com mão de obra, combustível e reprocessamento logístico, além de prejudicar a experiência do consumidor final. Quando a entrega não é finalizada na primeira tentativa, as transportadoras podem cobrar taxas de reentrega que podem chegar a até 50% do frete original.
Segundo uma pesquisa do grupo Descartes Systems, 63% dos consumidores que tiveram problemas de entrega tomaram alguma ação negativa contra a empresa responsável, afetando sua reputação e recorrência de compras.
Para mitigar esse cenário, a SimpliRoute desenvolveu um agente de IA que automatiza a comunicação com o destinatário, reagenda entregas mal sucedidas de forma proativa, sem envolvimento dos operadores. Outra ferramenta identifica padrões inconsistentes no cadastro e faz a validação automática de endereços, reduzindo o risco de erro logístico desde a origem.
“A falha de entrega não é apenas um problema operacional: ela afeta diretamente a reputação da empresa e a confiança do consumidor. Com esses agentes, conseguimos prevenir e reduzir falhas”, comenta Sérgio Simões.
Monitoramento em tempo real para mais segurança
A segurança também está no centro da inovação. De acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2024, o Brasil perdeu mais de R$1,2bi em mercadorias roubadas nas estradas. Já a Polícia Rodoviária Federal registrou mais de 34 mil acidentes nas estradas federais, entre janeiro e julho de 2025.
Diante desse cenário, a SimpliRoute desenvolveu um agente especializado em monitoramento de riscos em tempo real. Ele detecta desvios inesperados, paradas fora do padrão e outros comportamentos atípicos, tomando decisões automáticas como o envio de alertas, comunicação com a central ou ajustes no plano logístico para garantir segurança. Além disso, os agentes aprendem com o comportamento histórico das operações e incorporam variáveis externas, como clima, trânsito e sazonalidade, para adaptar as rotas em tempo real.
Com o lançamento dos agentes de IA, a SimpliRoute consolida sua posição como pioneira em logística preditiva e autônoma na América Latina. A empresa já atende mais de 1.400 clientes em 26 países e segue investindo em soluções que transformam dados em ações concretas.
“Estamos diante de uma mudança de paradigma. A logística do futuro será baseada em inteligência contínua, onde os sistemas não apenas recomendam, mas agem. E é exatamente isso que estamos entregando com os nossos agentes de IA”, conclui Sérgio Simões.
Sobre a SimpliRoute
A SimpliRoute é líder em tecnologia de roteirização com uso da Inteligência Artificial na América Latina. Com mais de 1000 clientes em 26 países, em dois continentes, oferece soluções personalizadas para otimização de rotas, redução de custos operacionais e melhoria da eficiência das operações logísticas, atendendo companhias de todos os portes. Suas soluções utilizam inteligência artificial e algoritmos avançados para o planejamento de rotas, permitindo monitoramento em tempo real e melhorando a tomada de decisões dos clientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALVARO CAMPAGNOLI NETO
[email protected]