MENU

Rio Indústria destaca papel do setor produtivo em avanços contra tarifas dos EUA e cobra estímulos internos à competitividade

AGÊNCIA A+
01/10/2025 16h11 - Atualizado há 2 horas
Rio Indústria destaca papel do setor produtivo em avanços contra tarifas dos EUA e cobra estímulos internos à
Wikimedia Commons
A Rio Indústria comenta a relação do ministro Geraldo Alckmin e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a redução das tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. Em reunião realizada nesta terça-feira (30), Alckmin ressaltou o papel decisivo do setor produtivo nas negociações que já resultaram em avanços, como a exclusão da celulose e do ferro-níquel da lista de produtos sobretaxados. 

Para a Rio Indústria, o episódio evidencia a importância estratégica da união entre governo e setor privado na defesa da competitividade brasileira e na abertura de novos mercados, incluindo debates futuros sobre minerais estratégicos, datacenters e Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

Ao mesmo tempo, os dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgados hoje pela CNI, mostram que o ambiente interno precisa ser fortalecido. O recuo em quase todos os setores reflete os efeitos da taxa de juros elevada e a dificuldade de retomada da demanda. 

Nesse contexto, a Rio Indústria acredita que é preciso avançar em políticas que incentivem investimentos, inovação e produtividade, de modo a transformar os desafios em oportunidades e garantir uma indústria mais resiliente e preparada para competir globalmente.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA COSTA DOS SANTOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.